Adeus, Minha Rainha

O fim de uma era

É curioso como um evento importante como a Revolução Francesa seja repleto de fatos e fantasias que continuam atraindo a atenção do público até hoje – e com certeza ainda descobrir-se-ão outros tantos mais. Um destes fatos ou fantasias é mostrado em “Adeus, Minha Rainha” (“Les adieux à la reine”, FRA, 2012), filme dirigido por Benoît Jaquot.

Se há um acontecimento que provocou uma grande ruptura na história do mundo, este com certeza foi a Revolução Francesa, que acabou com uma dinastia de realeza absolutista, e teve uma propagação mundial assustadora – isso numa época em que as comunicações eram infinitamente inferiores ao que são hoje.

A Revolução Francesa não se limitou somente à tomada da Bastilha, como muitos acreditam. Na verdade, foi um período de tumultos que se prolongou por décadas, com revoluções e contrarrevoluções, num período de semianarquia, onde ninguém entendia bem o que estava acontecendo.

Este estado de confusão é o que foi captado nas cenas de “Adeus, Minha Rainha”, onde a história é mostrada pela ótica de Sidonie Laborde (Léa Seydoux), uma humilde criada do palácio de Versalhes. Sidonie, além de uma grande habilidade no bordado, também era alfabetizada – condição rara na época – e tinha a honra de ser leitora da rainha Maria Antonieta (Diane Kruger).

Se o ambiente já estava tenso com as constantes manifestações populares contra a Coroa, todos em Versalhes ficaram atordoados com as notícias que chegavam de Paris, informando que a Bastilha, uma prisão real, fora invadida pelo povo.

Versalhes, a residência da família real francesa, com mais de 700 quartos, era ocupada pela nobreza que girava à volta do Rei e da Rainha, bem como todo um exército de serviçais que mantinham a estrutura funcionando.

Mas, uma das maiores necessidades da rainha era de Yolande Martine Gabrielle de Polastron (Virginie Ledoyen), a condessa de Polignac. A influente amiga de Maria Antonieta usurpara o lucrativo cargo de “Superintendente da Casa da Rainha”, nome pomposo para a organização dos prazeres da soberana, função nem sempre exercida de uma forma ética.

A amizade entre as duas era tão estreita que suscitava boatos de que elas mantinham uma relação homossexual, aspecto que também é insinuado no filme.

Sidonie, por sua vez, era completamente devotada à rainha, e dividia-se entre a aflição pelo incerto futuro da soberana, e o ciúme pela intimidade que esta mantinha com a condessa. Quando a situação se deteriora, será Sidonie a escolhida para ser a salvação de Gabrielle, mesmo que isso signifique colocar a sua própria vida em risco,

 O filme de Jaquot conseguiu mostrar magistralmente este importante momento de transição da corte francesa, além de expor uma personagem histórica pouco conhecida, misturando acontecimentos reais com uma trama de ficção.

O enfoque homossexual é vago, embora intencionalmente deixe o espectador em dúvida se havia uma relação amorosa entre a rainha e Gabrielle, ou mesmo sobre os sentimentos de Sidonie em relação à soberana.

Se há verdade histórica nos boatos sobre a devassidão de Maria Antonieta, isto é difícil de afirmar, pois a história é escrita pelos vencedores, que não tiveram a menor intenção de suavizar qualquer aspecto que pudesse transformar a imagem da rainha em um monstro.

“Adeus, Minha Rainha” é um filme muito bem feito, com ótima recriação de época, praticamente todo filmado em Versalhes, e que nos dá uma breve ideia do caos que teria sido aquele importante momento da história da Humanidade.

Este filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim como melhor Filme e obteve três César, o Oscar francês nas categorias Fotografia, Figurino e Direção de Arte, além de mais sete indicações.