Coluna Claquete – 20 de junho de 2014

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  – @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Sexta-feira imprensada e preguiçosa, com cara de segunda, mas, com um monte de jogos da Copa, e outro tanto de estreias nos cinemas. As novidades são a animação “Como Treinar o Seu Dragão2”, a ficção “Transcendence – A Revolução”, com Johnny Depp, o policial “13º Distrito”, último filme de Paul Walker, a comédia “Vizinhos”, e a produção portuguesa “Florbela”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Teremos também a re-exibição de “Os Embalos de Sábado à Noite”, marco da Era Disco. Continuam em cartaz o sensível drama “A Culpa É das Estrelas”, a aventura “Malévola”, “Os Homens São de Marte… E É Pra Lá Que Eu Vou”, e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe a ficção “No Limite do Amanhã”, com Tom Cruise. Lembro que a programação agora muda nas quintas-feiras.

Estreia 1: “Como Treinar o Seu Dragão 2”

Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todos os dragões existentes. A direção é de Dean DeBlois. “Como Treinar o Seu Dragão 2” está em exibição nas Salas 4 e 6 do Moviecom, nas Salas 2 e 7 do Cinemark, Salas 1, 2 e 5 do Natal Shopping, e Salas 1 e 4 do Norte Shopping. Cópias dubladas, exibição em 3D. Classificação indicativa livre. (T. O.: “How to Train Your Dragon 2”)

Estreia 2: “Transcendence – A Revolução”

Will Caster (Johnny Depp) é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade. No momento ele está trabalhando na construção de uma máquina consciente que conjuga informações sobre todo tipo de conteúdo com a grande variedade de emoções humanas. O fato de se envolver sempre em projetos controversos fez com que Caster ganhasse notoriedade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número 1 dos extremistas que são contra o avanço da tecnologia – e por isso mesmo tentam detê-lo a todo custo. Só que um dia, após uma tentativa de assassinato, Caster convence sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e seu melhor amigo Max Waters (Paul Bettany) a testar seu novo invento nele mesmo. Só que a grande questão não é se eles podem fazer isto, mas se eles devem dar este passo. A direção é de Wally Pfister. “Transcendence – A Revolução” está em exibição na Sala 3 do Cinemark, Sala 3 do Natal Shopping. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Transcendence”)

 

Estreia 3: “13º Distrito”

Brick Mansions é uma área da cidade de Detroit onde a violência tem índices altíssimos. Lá, o traficante Tremaine Alexander (RZA) tem status e poder, enquanto Lino (David Belle) tenta erradicar as drogas do local. Lino tem problemas com a polícia, corrompida pelo crime organizado, o que faz com que seja preso. Damien Collier (Paul Walker), um dos poucos policiais honestos recebe como missão entrar em Brick Mansions para resgatar uma bomba que pode matar milhões. Para tanto, ele precisa contar com a ajuda de Lino, que deseja retornar ao local para resgatar Lola (Catalina Denis), sua namorada, que foi raptada pelos capangas de Tremaine. A direção é de Camille Delamarre. “13º Distrito” está em exibição na Sala 6 do Norte Shopping. Cópia dublada. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Brick Mansions”)

 

Estreia 4: “Vizinhos”

Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne) acabaram de se mudar para uma casa nova, junto com o filho recém-nascido deles. Aparentemente trata-se do local perfeito para criar uma família, mas logo o casal percebe que as aparências enganam. Especialmente quando um dos vizinhos é Teddy Sanders (Zac Efron), o presidente de uma fraternidade que organiza festas dia sim e no outro também, e que lidera os jovens das redondezas nas confusões aprontadas por eles. A direção é de Nicholas Stoller. “Vizinhos” está em exibição nas Salas 2 e 6 do Cinemark, Sala 3 do Natal Shopping. Cópias dubladas e legendadas. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “Neighbors”)

 

Estreia 5: “Os Embalos de Sábado à Noite”

Tony Manero (John Travolta), um jovem do Brooklyn e um excelente dançarino de disco music, só encontra significado na vida quando dança, pois passar a semana trabalhando em uma loja de tintas não o gratifica de forma nenhuma. Assim ele se perfuma, se veste de um jeito fashion e vai para a discoteca no final de semana. Sob a influência de seu irmão, um padre frustrado, e de Stephanie (Karen Lynn Gorney), sua parceira de dança, começa a questionar a maneira como encara a vida e a limitação de suas perspectivas. Paralelamente Tony vive uma crise amorosa, enquanto se prepara para participar de um concurso em uma discoteca. A direção é de John Badham. “Os Embalos de Sábado à Noite” será exibido na Sala 3 do Cinemark, no sábado às 23h55m, domingo às 12h30m e quarta-feira às 19h30. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Saturday Night Fever”)

 

Sessão Cine Cult: “Florbela

A poetisa Florbela Espanca (Dalila Carmo) não consegue levar uma vida de dona de casa e esposa em uma região rural. Seu desejo de descobertas leva-a a acompanhar o irmão Apeles (Ivo Canelas) na grande Lisboa, onde pode enfim conhecer tudo o que desejava: festas, amantes, movimentos populares… Embora o marido tente trazê-la de volta, e o irmão seja obrigado a partir, Florbela sente que encontrou seu lugar. Nesta cidade surge a inspiração para os seus maiores poemas. A direção é de Vicente Alves do Ó. “Florbela” será exibido na Sala 7 do Cinemark, na segunda-feira (23/6), e terça-feira (24/06), na sessão de 20h00. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Florbela”)

  

Filme da Semana: “O Homem Duplicado”
Devido ao lado comercial da indústria do cinema, a maioria dos filmes, principalmente os que são feitos em Hollywood, obedecem a receitas simplistas, com histórias lineares, com clímax e finais felizes. Mesmo o cinema francês, famoso por seus filmes com finais abertos, tem se rendido à tentação das bilheterias fartas, seguindo o modelo hollywoodiano. Por isso, filmes como “O Homem Duplicado”, do diretor canadense Denis Villeneuve, constituem-se em honrosas exceções no momento atual.
Villeneuve tem em seu currículo dois filmes impactantes e bastante elogiados, “Incêndios”, de 2010, e “Os Suspeitos”, de 2013. O primeiro mostra uma odisseia familiar que começa no Canadá e termina nos territórios palestinos, enquanto o segundo traz Hugh Jackman e Terrence Howard como pais desesperados, fazendo justiça com as próprias mãos.
Mostrando gostar de histórias complicadas, o diretor enfrentou a dura tarefa de levar às telas o livro homônimo de José Saramago, produto fiel do escritor, conhecido por suas obras complexas e repletas de simbolismos. Longe de se tornar uma adaptação incompreensível, o filme ficou bem interessante, embora exija do espectador algo que normalmente não lhe é exigido: pensar e buscar a sua interpretação do filme.
O protagonista é Adam Bell (o ótimo Jake Gyllenhaal, que já trabalhou com o diretor em “Os Suspeitos”), um professor universitário que ensina Ciência Política ou algo parecido e tedioso, para alunos que não parecem muito interessados. Tediosa parece ser a palavra que descreve bem a vida de Adam, que obedece a um padrão bem repetitivo, sempre casa, aula, casa, sexo. Até a namorada de Adam, Mary (Mélanie Laurent) participa da rotina imutável.
Um dia, um colega do trabalho sugere a Adam que assista a um filme de que ele gostara. Aceitando a sugestão, ele resolve alugar o filme, e é surpreendido ao descobrir que um dos atores é um sósia perfeito dele.
Adam fica obcecado sobre esta pessoa, que parece ser uma cópia fiel dele, e passa a investigar pela internet e até fica de plantão na porta da agência do ator. Descobre que ele chama-se Anthony St. Claire (Jake Gyllenhaal), é casado com Helen (Sarah Gadon), que está grávida, e fica intrigada com os telefonemas misteriosos do homem que tem a mesma voz do marido. Ela fica chocada quando o procura na universidade e descobre que é idêntico ao marido.
Os dois chegam a encontrar-se, mas, a coisa não flui bem, e há uma animosidade entre os dois homens, com suspeitas de parte à parte, e uma atitude mais agressiva de Anthony, que suspeita do outro, e quer passar-se por ele para sair com Mary.
Essa história poderia até ser contada como comédia, ou ficar perdida num drama vazio não fosse a impressionante construção do filme, com uma tensão sempre crescente, e uma trilha sonora por vezes angustiante.
Certamente cada um que assistir o filme irá desenvolver a sua teoria sobre qual é a verdade por trás da história, se são gêmeos separados no berço, se são a mesma pessoa, se são delírios de um ou do outro. Para alimentar essas teorias, diversas pistas surgem ao longo da história, nos diálogos com as mulheres, e na breve, mas, importante aparição de Isabella Rossellinni como a mãe de Adam.
Para dar mais sabor à história, existem diversas aparições surrealista de aranhas, de minúsculas a monumentais, cujo lugar e sentido ficarão a cargo da imaginação do espectador.
“O Homem Duplicado” não é um blockbuster para ser assistido com pipoca e guaraná. É um filme que exige atenção e mente aberta, para desenvolver a sua própria teoria, e quem sabe dar lugar a uma saudável e prolongada discussão de mesa de bar.
Livros de cinema:
A Narrativa Cinematográfica
O cinema é uma poderosa forma de arte com grande capacidade de trazer ao público histórias fascinantes. Porém, quais são as estruturas, seja em um filme de arte, seja em um filme comercial, que fundamentam o ato audiovisual de contar histórias? A obra Narrativa Cinematográfica procura esmiuçar o que fica oculto para o espectador a maneira como o ato de narrar pode se configurar dentro de uma articulação entre som e imagem. Para isso, os autores vão em busca das instâncias fundamentais da narrativa (o narrador, o tempo, o espaço e o ponto de vista) para desvendar as peripécias e artimanhas da narrativa audiovisual. 228 p – Editora UnB.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray:
“Caçadores de Obras-Primas”
Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe. O elenco conta ainda com Matt Damon, Bill Murray, Cate Blachett, John Goodman, e Jean Dujardin. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “The Monuments Men”)
“Justin e a Espada da Coragem”
Justin sempre quis ser um cavaleiro, mas seu pai, conselheiro-chefe da Rainha, quer que o filho siga seus passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o garoto procura a avó e descobre que seu avô, Sir Roland, foi o mais nobre cavaleiro do reino e protetor do Rei, até que ambos foram traídos e mortos pelo terrível Sir Heraclio. Contra o desejo de seu pai, Justin decide ir em busca de seu sonho e começa uma jornada para tornar-se cavaleiro. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Justin and the Knights of Valour”)
“Toque de Mestre”
Antes da apresentação que marca seu retorno, o pianista Tom Selznick (Elijah Wood), que sofre de medo do palco, descobre um bilhete assustador entre suas partituras. A ameaça afirma que ele terá que fazer o melhor concerto de sua vida, sem um único erro, se quiser salvar a si mesmo e também sua esposa, Emma (Kerry Bishe). O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Grand Piano”)
“25ª Hora”

Segunda Guerra Mundial, Johann Moritz (Anthony Quinn) um simples camponês romeno e Suzana (Virna Lisi), sua linda esposa são envolvidos num emaranhado de situações, que não conseguem entender. O chefe de polícia deseja sua mulher e sob a falsa alegação de ser ele judeu, é enviado a um campo de concentração. Entre as incoerências da era nazista, tem início sua terrível saga. Porém em uma avaliação pelos nazistas de seu biotipo, Johann é considerado um “exemplar-modelo da raça Ariana”. Em sua busca para conseguir de volta sua esposa e sua família e sem entender as verdadeiras razões do conflito, ele luta contra os dois lados da guerra. Filme com formato de tela standard e Áudio em Dolby Digital 2.0. (T. O.: “The 25th Hour”)