Coluna Claquete – 27 de junho de 2014

 

 

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  – @colunaclaquete

 

 

O que está em cartaz

Véspera de jogo do Brasil e dos festejos de São Pedro, talvez por isso as estreias estejam um pouco tímidas. As novidades são o interessante “Amazônia”, a comédia “Muppets 2 – Procurados e Amados”, e a ópera “O Conto de Inverno”. Teremos também a re-exibição de “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, e a pré-estreia de “Transformers – A Era da Extinção”. Continuam em cartaz a animação “Como Treinar o Seu Dragão2”, a ficção “Transcendence – A Revolução”, a comédia “Vizinhos”, o sensível drama “A Culpa É das Estrelas”, “Os Homens São de Marte… E É Pra Lá Que Eu Vou”, e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe a ficção “No Limite do Amanhã”, enquanto o Cinemark mantém a produção portuguesa “Florbela”, na Sessão Cine Cult. De quebra, tem a resenha de “Incêndios” na seção Filme da Semana.

Estreia 1: “Amazônia”

Castanha (voz de Lúcio Mauro Filho) é um macaco prego, criado em cativeiro, que é solto na Floresta Amazônica, após um acidente de avião. Em sua jornada, o macaquinho se depara com inúmeros animais, muitos deles perigosos como cobras, onças e jacarés. Seguindo o ponto de vista do animal, o documentário revela os mistérios da fauna e da flora da região, destacando dificuldades enfrentadas pelo animal e ainda algumas amizades, como a com a macaca Gaia (Isabelle Drummond). A direção é de Thierry Ragobert. “Amazônia” está em exibição nas Salas 3 e 5 do Cinemark, e Sala 5 do Norte Shopping. Cópias dubladas, exibição em 3D. Classificação indicativa livre. (T. O.: “Amazonia”)

Estreia 2: “Muppets 2 – Procurados e Amados”

Kermit, Miss Piggy, Animal e toda a trupe conversam com um novo empresário, Dominic Badguy, que pretende levá-los em uma turnê mundial. Kermit hesita, mas os Muppets são ambiciosos e aceitam a proposta. No entanto, eles caem numa armadilha, quando o perigoso sapo Constantine sequestra Kermit e consegue se infiltrar nos Muppets, passando pelo líder do grupo. Enquanto o pobre Kermit tenta escapar de uma prisão de segurança máxima na Sibéria, controlada a mão de ferro por Nadya, o resto dos Muppets passa a conviver com o intruso dentro do grupo. Mas um investigador francês da Interpol está de olho nos Muppets, já que uma porção de roubos de obras de arte estão acontecendo próximos às apresentações de Piggy, Gonzo e Cia. A direção é de James Bobin. “Muppets 2 – Procurados e Amados” está em exibição na Sala 4 do Cinemark, Sala 4 do Natal Shopping, e Sala 6 do Norte Shopping. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Muppets Most Wanted”)

 

Estreia 3: “Royal Opera House: O Conto de Inverno”

O balé de Christopher Wheeldon traz para o palco o romance de William Shakespeare e sua trama de amor, perda e reconciliação. A história gira em torno do fim de um casamento pelo ciúme doentio. Acontecimentos mágicos nos levam a um final é de perdão e reconciliação. Wheeldon conta com a colaboração do designer Bob Crowley e do compositor Joby Talbot.”Conto de Inverno” é um dos pontos altos da temporada do The Royal Ballet. A coreografia é de Christopher Wheeldon. “Royal Opera House: O Conto de Inverno” será exibido na Sala 4 do Cinemark, domingo (11h00), segunda-feira (15h00) e terça-feira (19h00). Classificação indicativa livre.

 

Estreia 4: “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”

Na Califórnia na década de 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época. A direção é de Randal Kleiser. “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” será exibido na Sala 7 do Cinemark, no sábado às 23h55m, domingo às 12h30m e quarta-feira às 19h30. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Grease”)

 

Pré-Estreia: “Transformers: A Era da Extinção”

Alguns anos após o grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago, os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atualmente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas. A direção é de Michael Bay. “Transformers: A Era da Extinção” terá pré-estreia na próxima quarta-feira, na Sala 3 do Cinemark (20h50), Sala 6 do Moviecom (20h00), Salas 1 e 5 do Natal Shopping, e Salas 1 e 2 do Norte Shopping. Cópias dubladas e legendadas, 2D e 3D, confirme horários nos sites. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Transformers: Age Of Extinction”)

 

Sessão Cine Cult: “Florbela

A poetisa Florbela Espanca (Dalila Carmo) não consegue levar uma vida de dona de casa e esposa em uma região rural. Seu desejo de descobertas leva-a a acompanhar o irmão Apeles (Ivo Canelas) na grande Lisboa, onde pode enfim conhecer tudo o que desejava: festas, amantes, movimentos populares… Embora o marido tente trazê-la de volta, e o irmão seja obrigado a partir, Florbela sente que encontrou seu lugar. Nesta cidade surge a inspiração para os seus maiores poemas. A direção é de Vicente Alves do Ó. “Florbela” será exibido na Sala 4 do Cinemark, na segunda-feira (23/6), na sessão de 18h30. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Florbela”)

 

 

Filme da Semana: “Incêndios”

O cinema é a mais peculiar das Artes, pois se congrega as demais, depende muito do retorno comercial, para movimentar os astronômicos custos de produção, distribuição e exibição. Por isso, são tão frequentes as refilmagens de antigos sucessos, ou produções bem previsíveis, a gosto do grande público. Mesmo assim, alguns realizadores ainda conseguem trazer algo novo, histórias inteligentes e bem contadas, unindo assim a razão e a emoção. É o caso do filme “Incêndios”, do diretor canadense Denis Villeneuve.
Embora tenha apenas seis longas-metragens no currículo, Villeneuve sempre apostou nas histórias mais complexas e desafiadoras, como “Os Suspeitos”, onde Hugh Jackman vive um pai desesperado que vai às últimas consequências em busca da filha, e “O Homem Duplicado”, baseado em livro de José Saramago, sobre o qual falei na semana passada.
“Incêndios”, de 2010, já começa de forma inusitada, mostrando os gêmeos Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Maxim Gaudette) na sala do tabelião Jean Lebel (Rémy Girard), para a leitura dos últimos desejos de Nawal Marwan (Lubna Azabal), que morrera recentemente.
Para choque dos filhos, a mulher deseja ser enterrada nua, de face para baixo, em um túmulo sem lápide, até que os gêmeos cumpram seu último desejo: entregar uma carta para o pai deles, e outra para um irmão do qual nunca tinham imaginado a existência.
Simon fica revoltado com aqueles pedidos, achando que eram fruto da insanidade de uma moribunda, mas, Jeanne decide fazer a sua parte. Para isso, ela embarca para o Líbano, terra natal de sua mãe, em busca do irmão desconhecido.
Graças a um habilidoso uso de flashbacks, o espectador vai sendo colocado a par da sofrida história de Nawal, de família cristã, que engravidara de um refugiado palestino, assassinado pelos irmãos dela, e vira seu filho ser levado pela parteira, para um destino desconhecido. A única pista que lhe foi permitida ficar foi a marca de três pontos no calcanhar do bebê.
Obrigada a sair de casa, Nawal vai morar com um tio, onde pôde frequentar a universidade. Mas, logo estourou a guerra civil no Líbano, onde cristãos e mulçumanos enfrentaram-se com ferocidade e crueldade, embalados por forças e interesses externos.
Desde muito tempo o Líbano foi invadido e submetido a ataques diversos. Desde os tempos de Cartago e das Guerras Púnicas, após a derrota de Aníbal, o país sofreu com os constantes atritos entre os grupos internos, e também pelos vizinhos Síria e Israel, além da presença de americanos e soviéticos durante a Guerra Fria.
O drama de Nawal passa-se nos primeiros anos da Guerra Civil, onde ela, durante a busca ao filho, é testemunha de atos bárbaros cometidos por pessoas de sua própria religião, contra civis inocentes.
Nos dias atuais, Jeanne não consegue aceitar que a mãe, que conhecera apenas como uma secretária de cartório, pudesse ter sido uma ativista revolucionária, capaz de cometer execuções, e enfrentar quinze anos de encarceramento, torturas, e múltiplos estupros cometidos pelo sádico Abou Tarek.
Unindo-se a ela no Líbano, Simon é convencido a procurar a sua parte do mistério, e sai em busca do desconhecido pai. Ele descobre que, mesmo décadas depois, as pessoas que viveram aqueles anos difíceis ainda se escondem ou guardam segredo sobre o que passaram. Como diz um dos personagens, houve muita retaliação de parte à parte.
O roteiro muito bem escrito e dirigido conduz o espectador com o fôlego preso até o final, quando os mistérios anunciados são revelados. Mesmo sem cenas de ação, ou heróis invencíveis, o clima de tensão está sempre presente, bem como a indefinição sobre o destino dos personagens.
Saindo da chuvosa Quebec para os áridos paredões rochosos do Líbano, o filme traz um choque de realidade sobre uma das regiões mais sofridas do mundo, onde até hoje as pessoas simples são alvo de interesses políticos alheios.
“Incêndios” é um filme para ser assistido e discutido, pois os fatos ali mostrados são dolorosamente atuais.
Livros de cinema:
Fundamentos de Cinema: A linguagem do cinema
O livro explora os meios pelos quais o cinema comunica sentido para o seu público, ajudando o leitor a fazer a transição de um consumidor de filmes para um profissional que utiliza ativamente a linguagem do cinema. A obra analisa as histórias que os filmes contam, os sistemas de sinais que empregam, os contextos interpretativos em que o espectador é convidado a inseri-los e todos os elementos estéticos que contribuem para a imagem cinematográfica. Ao final de cada capítulo, são apresentados estudos de caso em que conceitos-chave são vistos dentro do contexto de um filme específico, ou de uma cena específica. Com ideias complexas apresentadas de maneira clara e direta, este livro possibilita ao leitor aplicar essas ideias às suas próprias análises ou produções cinematográficas. 192 p – Editora Bookman.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray:
“O Grande Herói”
Baseada em fatos reais, a história acompanha o oficial da marinha norte-americana Marcus Luttrell (Mark Wahlberg), enviado ao Afeganistão em busca de um homem de confiança de Osama Bin Laden. Durante uma missão em território inimigo, o paradeiro dos americanos é descoberto e logo toda a equipe é atacada por 250 homens armados, enviados pela Al Qaeda. Único sobrevivente, Marcus contará com a ajuda de corajosos afegãos que enfrentam os guerrilheiros para protegê-lo. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Lone Survivor”)
“Um Final de Semana em Hyde Park”
Em junho de 1939, o Rei George VI (Samuel West) e sua esposa, a Rainha Elizabeth (Olivia Colman), fizeram uma visita à propriedade do presidente Franklin D. Roosevelt (Bill Murray) no Hyde Park, Nova York. Enquanto isso, o chefe de estado norte-americano se apaixona cada vez mais de sua prima e amante eventual, Margaret Suckley (Laura Linney). Nenhum monarca britânico havia visitado os EUA antes e Roosevelt espera unir forças com o Reino Unido, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Hyde Park On Hudson”)
“Ela”
Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando por este ente virtual, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia, embora esta reflita uma natureza muito mais humana que a dos seus próprios criadores. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Her”)
“Obsessão”

Ward (Matthew McConaughey) é jornalista de um grande jornal e precisa retornar para sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter (John Cusack), acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack (Zac Efron), seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte (Nicole Kidman), mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro. Filme com formato de tela widescreen e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “The Paperboy”)