Coluna Claquete – 16 de julho de 2015

 

O que está em cartaz

Brasil ganha medalhas no PAN, novos planetas descobertos, Plutão visto bem de pertinho, porque só as más notícias tem destaque? Enquanto isso, nos cinemas, as estreias da semana são a ficção-científica “Homem-Formiga” e o infantil “Carrossel – O Filme”. Nesta semana teremos a reexibição do clássico suspense de Brian de Palma “Carrie, a Estranha”. Continuam em cartaz o drama juvenil “Cidades de Papel” (vejam na seção Filme da Semana), a ficção-científica “O Exterminador do Futuro: Gênesis”, a comédia nacional “Meu Passado Me Condena 2”, as animações “Minions”, e “Divertida Mente”, e a aventura  “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros”. Nas programações exclusivas, o Natal Shopping mantém a cinebiografia “Neruda”.

Estreia 1: “Homem-Formiga”

Ao receber uma chance de sair da prisão, e ajudar os homens da lei, o vigarista Scott Lang (Paul Rudd) precisa assumir o lado heroico, usando um traje com a incrível capacidade de diminuir em escala, mas crescer em força, e ajudar seu mentor, Dr. Hank Pym (Michael Douglas), a proteger os segredos por trás do espetacular traje do Homem-Formiga de uma nova geração de ameaças. Contra obstáculos aparentemente intransponíveis, Lang e Pym precisam planejar e realizar um assalto que salvará o planeta. A direção é de Peyton Reed. “Homem-Formiga” está em exibição nas Salas 4 e 6 do Moviecom, Salas 2 e 6 do Cinemark, Salas 1 e 5 do Natal Shopping, e Salas 1 e 2 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas, exibição em 2D e 3D. (T. O.: “Ant-Man”)

Estreia 2: “Carrossel – Filme”

Em férias, os alunos da Escola Mundial viajam para o acampamento Panapaná, pertencente ao avô de Alícia. Lá eles participam de uma gincana organizada pelo senhor Campos, que faz o possível para que as crianças se divirtam a valer. Entretanto, a chegada de González agita o local, já que ele representa uma incorporadora que pretende comprar o terreno do acampamento para transformá-lo em uma fábrica poluidora. Para atingir seu objetivo, González e seu fiel parceiro Gonzalito usam de todos os artifícios possíveis, inclusive sabotar o acampamento e difamar Campos. A direção é de Alexandre Boury e Mauricio Eça. “Carrossel – O Filme” está em exibição na Sala 3 do Moviecom, Sala 3 do Cinemark, Sala 3 do Natal Shopping, e Sala 6 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa livre. Nacional. (T. O.: “Carrossel – O Filme”)

Clássicos Cinemark: “Carrie, a Estranha”

Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio. A direção é de Brian De Palma. “Carrie, a Estranha” será exibido na Sala 7 do Cinemark no sábado às 0h20, e na quarta-feira às 21h30. Classificação indicativa 16 anos (T. O.: “Carrie”)

 

Filme da Semana: “Cidades de Papel”
Desde o início de sua existência, o cinema tem se servido da literatura para compor muitos de seus melhores – e piores – produtos. Isso acontece muitas vezes à transposição malfeita de uma linguagem para outra, ou porque o que serviu de inspiração não é lá essas coisas todas. Um destes casos parece ser “Cidades de Papel”, baseado no livro homônimo de John Green.
O autor ficou famoso graças ao livro “A Culpa é das Estrelas”, que versava sobre a vida de adolescentes portadores de câncer terminal. Unindo humor, o romantismo da adolescência, e uma boa dose de criatividade, o livro tornou-se um Best-seller mundial. O filme chegou aos cinemas o ano passado, estrelado por Shailene Woodley e Ansel Elgort.
Após o sucesso do livro e do filme, o autor entrou na lista dos mais lidos entre o público adolescente, que reaprendeu a ler com os livros de Harry Potter, e sobreviveu aos vampiros e lobisomens de inúmeros outros autores.
O problema é que, enquanto em “A Culpa é das Estrelas” tocava-se em temas importantes e tabus como a morte na juventude, nos outros livros tudo parece resumir-se a retratar uma geração confusa e perdida – não que todo adolescente não seja um pouco assim, mas parece que é só isso que é visto pelo autor.
Os personagens principais conhecem-se desde a infância. Quentin e Margo são vizinhos de porta, tem a mesma idade, frequentam a mesma escola, e tem amigos comuns. Contudo, à véspera da conclusão do ensino médio, Quentin (Nat Wolff) está muito distante de sua antiga companheira de infância, Margo (Cara Delevingne), hoje a garota mais popular do colégio. Quentin pertence ao grupo dos alunos invisíveis, e tem como amigos fiéis Ben (Austin Abrams) e Radar (Justice Smith).
Uma noite, Margo aparece na janela do quarto de Quentin e convida-o para sair com ela para cumprir nove missões. Mesmo sem saber o que o esperava, ele aceita acompanhá-la, e fazem várias travessuras, que incluem fazer o ex-namorado de Margo sair pelado pelas ruas, quanto observar a paisagem de Orlando do edifício mais alto da cidade.
No outro dia, porém, Margo desaparece. Enquanto o dia da formatura se aproxima, Quentin inquieta-se pelo destino da garota. Ela já fugira antes, e sempre deixara pistas para onde estava seguindo.
Partindo de algumas destas pistas, Quentin e seus amigos conseguem descobrir o destino provável de Margo, e decidem empreender uma longa viagem da Flórida até Nova York para encontrá-la e trazê-la de volta a tempo de participar do baile de formatura – o maior evento da juventude americana, e para muitos a primeira chance de sexo na vida.
O filme traz algumas diferenças significativas em relação ao livro, principalmente pela enfadonha busca de Quentin sobre o destino de Margo, muito angustiado pela possibilidade de que ele estivesse morta.
O roteiro procurou aliviar o clima do filme, tornando-o mais leve e engraçado, mais palatável para o público adolescente. Se obteve sucesso? Bem, a questão parece ser um pouco mais profunda do que isso.
Talvez para o público americano seja interessante essa ideia da rebeldia, já que lá quem tem dinheiro não passa pela angústia de vestibular ou ENEM. Basta o pai ter o dinheiro para a universidade, e pronto. Aos 17 anos o filho sai de casa, e muitas vezes nunca mais retorna.
O que vemos durante uma hora e meia de filme é a visão perturbada de um jovem que nunca teve vida, pois estava preso a um pretenso amor da infância, e que sai à busca desesperada de uma jovem que nunca se interessou por ele, e que, na verdade, não se interessa por nada que não seja viver intensamente a vida.
O filme tem alguns poucos momentos divertidos, e um clímax morno, onde o protagonista parece arrumar uma desculpa de amarelo para justificar ter viajado metade do país sem necessidade alguma.
Minha percepção pode ser muito diferente do público e mesmo da crítica, mas além do tema frouxo, a própria transposição do livro para o filme teve alterações significativas, que tanto podem agradar quanto decepcionar os fãs mais apaixonados do texto original.
Livros de cinema:
O Esporte Vai ao Cinema
Neste livro, historiadores e cineastas analisam alguns filmes que falam sobre a modalidade esportiva mais comum entre os brasileiros – o futebol. Tratando esse tema a partir de diferentes enfoques, são analisados os filmes “Pra Frente Brasil”, de Roberto Farias; “Todos os Corações do Mundo”, de Murilo Salles; e “Garrincha, Alegria do Povo”, de Joaquim Pedro de Andrade. Além de filmes sobre futebol, o livro também comenta alguns filmes sobre esportes olímpicos e olimpíadas, como o lendário “Olympia”, de Leni Riefenstahl; “Um Dia em Setembro”, de Kevin MacDonald; e “Marathon”, de Carlos Suara; e apresenta ainda um artigo sobre “Carruagens de Fogo”, de Hugh Hudson. 103 p. Editora: SENAC.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray:
“Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1”
Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “The Hunger Games – Mockingjay : Part 1”)
“Golpe Duplo”
Nicky (Will Smith) é um trapaceiro profissional que é escolhido como vítima por uma iniciante na profissão, Jess (Margot Robbie). Ele se deixa levar pelo golpe para desmascará-la no momento certo. Decepcionada, Jess insiste para que Nicky lhe ensine seu método de trabalho e a aceite na equipe. Após certa relutância, Nicky não apenas concorda como se envolve romanticamente com ela, indo contra uma de suas principais regras. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Focus”)
“Para o Que Der e Vier”
Dois amigos na faixa dos trinta anos de idade (um apresentador de programa de meteorologia e o outro desempregado) só pensam em fugir das responsabilidades da vida de adulto. Mas esta rotina se transforma quando o pai de um deles morre, deixando como herança para o filho uma loja, uma casa no campo e milhões de dólares. Já sua irmã não recebe nada. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Are You Here”)


“Sombras da Morte”
Chris (Fabian Wolfrom) perdeu seus pais há onze anos, quando foram brutalmente assassinados no mesmo dia em que o cometa Halley podia ser visto a olho nu da Terra. Hoje à noite, um novo cometa passará perto do planeta e todos em seu prédio estão organizando uma festa para comemorar o evento. À medida que a hora vai chegando, as pessoas ao seu redor começam a agir de maneira estranha, ficando desorientadas e mais agressivas. Em uma luta pela sobrevivência, Chris tem que tentar escapar com a ajuda apenas de uma arma. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Dead Shadows”)