Coluna Claquete – 13 de março de 2015
Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Sexta-feira, 13, mas os únicos fantasmas que assustam são os malucos saudosistas da ditadura. Enquanto isso, nas salas de cinema, as estreias da semana são o policial “Golpe Duplo”, com Will Smith e Rodrigo Santoro, o terror “O Sétimo Filho”, o drama “Para Sempre Alice”, com Julianne Moore, e a ópera “Andrea Chénier, da Royal Opera House. Na próxima quarta tem a pré-estreia de “A Série Divergente: Insurgente”. Continuam em cartaz o thriller “Kingsman – Serviço Secreto” (vejam na seção Filme da Semana), o terror “Renascida do Inferno”, o romance “Simplesmente Acontece”, a comédia nacional “Superpai”, a animação “Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca”, “Cinquenta Tons de Cinza”, e a animação “Bob Esponja – Um Herói Fora D’Água”. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o drama “Sniper Americano”.
Estreia 1: “Golpe Duplo”
Nicky (Will Smith) é um golpista que se envolve com Jess (Margot Robbie), uma vigarista novata. Ele resolve se afastar quando a mulher se aproxima demais. Três anos mais tarde, Nicky fica balançado quando a reencontra em Buenos Aires. Ambos estão na cidade para preparar o seu próprio – mas igualmente elaborado – golpe, ambos visando o mesmo bilionário (Rodrigo Santoro), que é proprietário de uma equipe de corrida. A direção é de Glenn Ficarra e John Requa. “Golpe Duplo” está em exibição nas Salas 4 e 6 do Moviecom, Salas 1 e 3 do Cinemark, Salas 4 e 5 do Natal Shopping, e Sala 1 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Focus”)
Estreia 2: “O Sétimo Filho”
John Gregory (Jeff Bridges) é o sétimo filho do sétimo filho e mantém uma cidade do século XVIII relativamente bem e longe dos maus espíritos. No entanto, ele não é mais jovem e suas tentativas de treinar um sucessor foram todas mal sucedidas. Sua última esperança é um menino chamado Thomas Ward (Ben Barnes), filho de um jovem fazendeiro. Seu primeiro desafio será grande: Ele terá que enfrentar a Mãe Malkin (Julianne Moore), uma terrível e poderosa bruxa, que escapou do seu confinamento quando o grande mestre Gregory estava afastado da cidade. A direção é de Sergey Bodrov. “O Sétimo Filho” está em exibição na Sala 6 do Cinemark, e Sala 2 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “The Seventh Son”)
Estreia 3: “Para Sempre Alice”
A renomada linguista Alice Howland (Julianne Moore), uma mulher bem casada e mãe de três filhos, que aos cinquenta anos começa a esquecer as palavras e logo descobre sofrer de Alzheimer. Para enfrentar o problema, a família de Alice terá de reafirmar os seus laços de ternura, em especial a filha Lydia (Kristen Stewart), com quem sempre teve uma relação complicada. O filme é baseado no livro Still Alice, de Lisa Genova. A atriz Julianne Moore ganhou o Oscar 2015 de Melhor Atriz devido a sua atuação neste filme. A direção é de Richard Glatzer e Wash Westmoreland. “Para Sempre Alice” está em exibição na Sala 5 do Cinemark, e Salas 3 e 5 do Natal Shopping. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Still Alice”)
Estreia 4: “Royal Opera House: Andrea Chénier”
Andrea Chénier é a mais conhecida opera de Umberto Giordano, um dos maiores rivais de Puccini. Trata-se de uma versão fictícia da história da vida do poeta francês pré-romântico, que foi executado na guilhotina durante o Reino de Terror, em 1794. O espetáculo é estrelado pelo tenor Jonas Kaufmann. Suas três árias são destaque do espetáculo, que também traz grandes oportunidades de ver a cantora soprano holandesa Eva-Maria Westbroek no papel de sua amada Maddalena. O diretor David McVicar já assinou muitos sucessos do Royal Opera House, e traz o excitante drama histórico de Giordano para o palco do famoso Convent Garden (Londres) pela primeira vez desde 1985. “Andrea Chénier” será exibido na Sala 4 do Cinemark, no sábado (12h30), domingo (15h30) e terça-feira (18h30). Classificação indicativa livre. (T. O.: “Royal Opera House: Andrea Chénier”)
Pré-Estreia 1: “A Série Divergente: Insurgente”
Os riscos para Tris (Shailene Woodley) aumentam quando ela decide procurar por aliados e respostas nas ruínas de uma Chicago futurista. Tris e Quatro (Theo James) agora são fugitivos, caçados por Jeanine (Kate Winslet), a líder da elite Erudição. Eles precisam descobrir a causa pela qual a família de Tris sacrificou suas vidas e por que os líderes da Erudição querem impedi-los. Amedrontada pelas escolhas do passado, Tris, ao lado de Quatro, passa a encarar desafios impossíveis a fim de descobrir toda a verdade sobre o passado e também o futuro de seu mundo. A direção é de Robert Schwentke. “A Série Divergente: Insurgente” terá pré-estreia na próxima quarta-feira, sessão de 22h00, na Sala 6 (dub) do Moviecom, Salas 2 (leg) e 7 (dub) do Cinemark, Sala 2 (dub) do Natal Shopping, e Sala 2 (dub) do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Insurgent”)
Pré-Estreia 2: “A Teoria de Tudo”
O filme “A Teoria de Tudo”, dirigido por James Marsh, traz a biografia do astrofísico Stephen Hawking, que além da genialidade de suas ideias, também comoveu o mundo pela doença degenerativa que o deformou e quase impossibilitou sua comunicação com o mundo. A história mostrada nas telas é contada pela ótica de Jane Wilde, interpretada pela atriz Felicity Jones. O filme é baseado no livro homônimo, escrito por Jane, cuja negociação para adapta-lo para o cinema levou três anos, e mais dez para realiza-lo. O filme mostra a vida de Hawking (Eddie Redmayne) a partir dos anos 1960, quando ainda muito jovem já fazia doutorado na prestigiosa universidade de Cambridge, e logo desenvolveria a doença que o deixou deformando. Eddie Redmayne ganhou o Oscar de Melhor Ator, e o filme recebeu mais quatro indicações (Melhor Filme, Melhor Atriz, Roteiro Adaptado, e Trilha Sonora. “A Teoria de Tudo” está em pré-estreia na Sala 4 do Natal Shopping (sessões 16h20 e 21h50). Classificação indicativa dez anos. (T. O.: “The Theory of Everything”)
O Maravilhoso Mundo da Disney: “Detona Ralph”
Ralph é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha. “Detona Ralph” será exibido na Sala 2 do Cinemark no sábado e domingo às 11h10.Classificação indicativa livre. Cópia dublada. (T. O.: “Wreck-It Ralph”)
Filme da Semana: “Kingsman – Serviço Secreto”
Desde que o gênero espionagem foi caracterizado nos cinemas através dos filmes de 007, o leitor poderia descrevê-lo de olhos fechados: um herói elegante, vilões caricatos, mulheres bonitas, carros velozes, explosões, tiros, aparelhinhos cheios de truques, etc. Claro que tem os filmes “sérios”, os de paródia, e agora, “Kingsman – Serviço Secreto” abre um novo subgênero, do filme que é tudo o que falei antes. Trocando em miúdos, um filme que faz gozação com ele mesmo.
O filme já impressiona pelo elenco de apoio: Colin Firth, Michael Caine, Samuel L. Jackson, e Mark Hamill (aquele mesmo, o Luke Skywalker da série antiga do Star Wars!). A história é baseada nos quadrinhos “The Secret Service”, de Mark Millar e Dave Gibbons.
A história é mostrada pela ótica de Harry Hart (Colin Firth), um fleumático agente secreto de uma organização mais secreta ainda. Harry assume o papel de protetor de Gary “Eggsy” Unwin (Taron Egerton), um delinquente juvenil filho de um antigo colega, que tinha se sacrificado para salvar sua vida.
Eggsy era inteligente e parecia ter um futuro brilhante nos fuzileiros ingleses, mas fora dissuadido de continuar por sua mãe. Em compensação, ela vivia com um pequeno mafioso russo, que vivia em constante atrito com o jovem.
Harry oferece a Eggsy a chance de participar da Kingsman, uma sociedade secreta formada por agentes super treinados, e onde cada um dos raros escolhidos assumia o nome de um dos cavaleiros da Távola Redonda, a começar pelo chefe, Arthur (Michael Caine), Merlin (Mark Strong), Lancelot (Jack Davenport), etc.
Juntamente com outros jovens, Eggsy inicia o duro treinamento, onde suas origens e conhecimentos mundanos parecem estar sempre em choque com os preparados aristocratas da turma.
Enquanto isso, o mundo está sob uma silenciosa ameaça. O bilionário Richmond Valentine (Samuel L. Jackson), sempre acompanhado por sua eficientíssima auxiliar Gazelle (Sofia Boutella) parece estar associado ao desaparecimento de pessoas importantes ao redor do mundo. O mais estranho é que ninguém sabe onde estas pessoas estão, e não é feito nenhum pedido de resgate.
Logo Hart vai descobrir que Valentine é crente em uma teoria de que o aquecimento global é uma febre, e que a espécie humana é o vírus que está causando a doença. Para salvar o planeta será necessário eliminar a maior parte da população humana, e para isso basta exacerbar aquilo que temos de pior, que é a tendência à violência.
Somente os Kingsman serão capazes de impedir os planos de Valentine, pois todos os governos do mundo estão foram cooptados no esquema, e – ironicamente – o destino da humanidade estará nas mãos de Eggsy, reprovado na prova final, mas que mantém até o final a lealdade ao seu mestre.
Como o leitor pode depreender, “Kingsman – Serviço Secreto” é uma grande brincadeira, mas também uma declaração de amor ao cinema de espionagem, em especial aos filmes de James Bond. Existem inúmeras referências aos filmes de 007, como a fuga utilizando parkour (“Cassino Royale”), e a lâmina envenenada no sapato (“Moscou Contra 007”). Mas, também há alusões ao sapato-telefone do Agente 86, e outras pérolas.
Os vilões também são muito interessantes. Valentine é um bilionário egocêntrico à la Steve Jobs, que acredita ser o dono absoluto da verdade. E, embora os seus planos impliquem em matar bilhões de pessoas, ele não consegue ver uma gota de sangue, que já passa mal… Seu braço-direito, Gazelle (a linda argelina Sofia Boutella) tem próteses nas pernas, que usa não apenas para se locomover, mas também para se defender e cortar o mal pela raiz.
“Kingsman – Serviço Secreto” é uma grande diversão, em especial para o público jovem, mas que também agradará os amantes do gênero espionagem, não só pela história mostrada nas telas, mas também pelas inúmeras homenagens que os espectadores se deliciarão ao reconhecer.
Livros de cinema:
100 Filmes: Da Literatura para o Cinema
Desde o começo, o cinema sempre procurou a literatura como fonte de inspiração. No entanto, o segredo para transpor a história das páginas para a tela parece conhecido apenas por alguns poucos. Por que nomes como Kubrick, Renoir e Bresson foram capazes de criar obras capitais enquanto outros fracassaram enormemente? Este livro examina a arte e a técnica da adaptação através de cem casos que levantam questões amplamente diversificadas. Este mergulho edificante no mundo da sétima arte mistura filmes de diversas nacionalidades, épocas e gêneros, da literatura policial à ficção científica. Uma ferramenta para todos – escritores, roteiristas e cinéfilos – que, através de exemplos concretos, vai proporcionar uma nova visão sobre a adaptação literária para o cinema. Henri Mitterand, que escreve a apresentação do livro, é professor de literatura e especialista na obra de Émile Zola. 352 p – Editora BestSeller.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray:
“Paris a Qualquer Preço”
Maya (Reem Kherici), de origem marroquina, vive em Paris há vinte anos. É a garota da moda. Em ascensão, ela está prestes a obter seu primeiro CDI estilista na casa de moda que ela trabalha. Mas, em uma abordagem policial de rotina, descobrem que sua autorização de residência expirou, e terá que retornar em menos de 24 horas para Marrocos. Voltar ao país e à família que ela queria esquecer. Choque de culturas, choque de preconceitos, Maya vai fazer de tudo para não voltar. Realmente tudo. Quando o futuro na moderna Paris torna-se a sonho de um imigrante sem documentos. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Paris à Tout Prix”)
“O Médico Alemão”
Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, ela torna-se hóspede da hospedaria familiar. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Mas todos ignoram que este homem é Josef Mengele, cientista nazista que realizou experimentos com humanos no campo de concentração de Auschwitz. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Wakolda”)
“3 Dias Para Matar”
Ethan Renner (Kevin Costner), veterano agente secreto, está à beira da morte. Seu último desejo é reatar com sua filha, com quem perdeu contato há muito tempo. Temendo não ter tempo hábil para salvar seus relacionamentos com a menina e com a ex-esposa, este homem descobre a existência de uma potente droga que pode salvá-lo, contanto que ele aceite um derradeiro trabalho. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “3 Days To Kill”)
“Cipião, o Africano… General de César”
O filme aborda, de forma bem humorada, a história de Públio Cornélio Cipião Africano, dito o Velho, foi um general durante a Segunda Guerra Púnica, e um estadista da República Romana. Filho de Públio Cornélio Cipião, ele é mais conhecido por ter derrotado Aníbal de Cartago, na batalha de Zama (que alguns historiadores rotulam de “Batalha de Waterloo” da antiguidade), um feito que lhe rendeu o apelido Africanus. Quando Cipião morreu em meio a acusações de seus rivais de ter aceitado suborno de Antíoco III, a quem havia derrotado na Ásia Menor, o general tinha exilado-se na Hispania, longe de sua terra natal, Roma, e dizem que em seu túmulo mandou escrever: “Minha pátria ingrata não terá meus ossos”. Filme com formato de tela widescreen e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Scipione Detto Anche l’Africano”)