Coluna Claquete – 11 de julho de 2014

 

Newton Ramalho

 

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O que está em cartaz

Ainda na ressaca da desclassificação, e na véspera de mais uma decisão, as estreias ainda são poucas. As novidades são a animação “Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate”, a comédia romântica “Juntos e Misturados”, e o terror “A Marca do Medo”. Continuam em cartaz a ficção “Transformers – A Era da Extinção”, a animação “Khumba”, “Como Treinar o Seu Dragão2”, “A Culpa É das Estrelas”, “Malévola”, e “Os Homens São de Marte… E É Pra Lá Que Eu Vou”. Nas programações exclusivas o Moviecom exibe “No Limite do Amanhã” e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, enquanto o Cinemark mantém “Amazônia”, “Violetta – O Show”, e “O Que os Homens Falam”, na Sessão Cine Cult, e o Natal Shopping, a comédia “Não Aceitamos Devoluções”.

Estreia 1: “Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate”

Dusty descobre que seu motor está severamente danificado e nunca mais poderá participar de corridas. Após algumas adaptações ele acaba realocado na brigada aérea de incêndio, onde conhece o veterano helicóptero Blade Ranger e a equipe terrestre conhecida como The Smokejumpers. Enfrentando o fogo diariamente, Dusty finalmente entende o significado da palavra “herói”. Inicialmente, o primeiro “Aviões” (2013) deveria ser lançado em DVD, mas como o resultado agradou à Disney, o filme estreou nos cinemas. A confiança dos produtores era tão grande que a sequência “Planes: Fire and Rescue” começou a ser preparada antes mesmo do lançamento do primeiro filme. A direção é de Roberts Gannaway. “Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate” está em exibição na Sala 6 do Moviecom, Sala 7 do Cinemark, Salas 1 e 5 do Natal Shopping, e Sala 1 do Norte Shopping. Cópias dubladas, exibição em 3D. Classificação indicativa livre. (T. O.: “Planes: Fire and Rescue”)

Estreia 2: “Juntos e Misturados”

Após um primeiro encontro desastroso, Jim (Adam Sandler) e Lauren (Drew Barrymore) viajam, por coincidência, para o mesmo resort familiar durante as férias, junto com seus filhos de casamentos anteriores. Sendo obrigados a conviver, uma atração começa a surgir entre os dois. Esta é a terceira comédia romântica estrelada por Adam Sandler e Drew Barrymore, após “Afinado no Amor” (1998) e “Como Se Fosse a Primeira Vez” (2004). A direção é de Frank Coraci. “Juntos e Misturados” está em exibição na Sala 7 do Moviecom, Salas 4 e 5 do Cinemark, e Sala 3 do Norte Shopping. Classificação indicativa dez anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Blended”)

 

Estreia 3: “A Marca do Medo”

Durante uma aula na universidade, um professor pergunta a seus alunos o que são fenômenos sobrenaturais, e se é possível provar que eles existem. Ninguém consegue responder à pergunta. Ele decide então reunir uma equipe com mais três alunos, para investigar o estranho caso de Jane Harper, uma garota aparentemente possuída por demônios. O experimento consiste em isolar Jane dentro de um casarão, fazendo uma série de testes para que os poderes paranormais na garota se manifestem diante das câmeras. A direção é de John Pogue. “A Marca do Medo” está em exibição na Sala 5 do Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “The Quiet Ones”)

 

Sessão Cine Cult: “O Que os Homens Falam

Oito homens enfrentam a crise de meia-idade neste filme de episódios. E. (Eduardo Fernandez), que perde tudo o que tem e volta a morar na casa da mãe, se encontra casualmente com um amigo de longa data, J. (Eduardo Sbaraglia), que conquista tudo o que deseja, mas fica deprimido. S. (Javier Camara) tenta retomar o casamento dois anos após o divórcio. G. (Ricardo Darín) confessa a L. (Luis Tosar) que desconfia que sua esposa o trai. P. (Eduardo Noriega) tenta seduzir uma colega de trabalho. Já A. (Alberto San Juan) e M. (Jordi Mollà) têm seus segredos íntimos revelados. A direção é de Cesc Gay. “O Que os Homens Falam” será exibido na Sala 4 do Cinemark, na segunda-feira (14/07) e na terça-feira (15/07), na sessão de 19h10. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Uma Pistola em Cada Mano”)

 

 

Filmes da Semana: “Transcendence – A Revolução” e “After”
Com toda essa agitação da Copa do Mundo, o cinema ficou de lado, e além de um ou outro blockbuster, só se viram títulos sem muito interesse. Procurando algo fora do lugar comum, dois filmes me chamaram a atenção, exatamente por fugirem do tradicional, a ficção “Transcendence – A Revolução” e o suspense “After”.
“Transcendence – A Revolução” mostra o mundo em um futuro próximo, onde a inteligência artificial é tão pesquisada quanto combatida. Os maiores expoentes na área são o cientista Will Caster (Johnny Depp), sua mulher Evelyn (Rebecca Hall) e o melhor amigo Max Waters (Paul Bettany). Will pretende criar a inteligência artificial autônoma, enquanto a mulher sonha com um mundo perfeito.
Mas, os sonhos de ambos são desfeitos quando um membro de um grupo extremista, contrário às pesquisas, atira contra Will. Embora o ferimento tenha sido pouco profundo, o projétil estava contaminado com um material radioativo que logo se espalha pelo organismo do cientista. O prognóstico é sombrio, restando-lhe pouco mais de um mês de vida.
Desesperada, Evelyn resolve fazer a coisa mais ousada que pode: preservar as memórias de Will, e utilizar o poderoso computador de sua pesquisa para criar uma inteligência artificial a partir de uma mente humana. Com muito esforço, ela convence Max a ajudá-la, embora ele não acredite que isso seja possível. Correndo contra o tempo, eles conseguem gravar o máximo possível dos pensamentos e respostas cerebrais de Will, até que este sucumbe à doença.
 Enquanto isso, o grupo terrorista continua atuando, principalmente quando suspeitam dos planos de Evelyn. A nova inteligência começa a funcionar, para alegria de Evelyn e desconfiança de Max, que abandona o projeto, e logo é capturado pelo grupo extremista.
Conseguindo fugir antes do ataque dos terroristas, e alcançando a internet, a versão digital de Will ganha dinheiro na Bolsa de Valores, e cria uma poderosa estrutura de pesquisa em um recanto ermo do deserto.
A nova entidade começa a assustar todos os envolvidos, tanto o cientista Joseph Tagger (Morgan Freeman), um dos mentores de Will, quanto o agente do FBI Buchanan (Cillian Murphy), que são convencidos por Max da gravidade da situação. A situação fica mais curiosa quando eles veem-se obrigados a se unir ao grupo extremista comandado por Bree (Kate Mara) para combater a ameaça desconhecida.
O filme é interessante por trazer o debate sobre a questão da inteligência artificial, e até que ponto ela poderá chegar. Os extremistas do filme consideram um absurdo que uma máquina possa controlar todo o mundo. Pessoalmente não sei o que é pior, uma máquina que procurasse levar o mundo em uma direção melhor, ou continuarmos sujeitos aos homens e suas ambições.
Muita gente mais religiosa ficou de cabelo em pé com as semelhanças entre a história do filme e alguns pontos do Novo Testamento, embora não haja nenhuma referência explícita. Mas, o herói que tem a intenção de criar um mundo melhor morre e ressuscita, consegue curar os doentes, tem uma ética inabalável, e sacrifica-se ao final.
Bem, como diziam as minhas professoras da escola, a interpretação é pessoal e faz parte da prova. Convido os espectadores a formarem a sua própria opinião.
O segundo filme em análise, “After”, é bem diferente, embora não menos interessante. Dois jovens, a enfermeira Ana (Karolina Wydra) e o projecionista Freddy (Steven Strait) conhecem-se em um ônibus e conversam um pouco, descobrindo até que são vizinhos, antes que aconteça um grave acidente.
Ana acorda em sua casa, assustada por estar atrasada para o trabalho, e quando chega ao hospital, descobre que está sozinha. Não há uma única pessoa nem lá, nem nas ruas ou em nenhuma casa. O único lugar onde parece ter alguém é exatamente a casa de Freddy, que também está surpreso com a situação.
Tentando descobrir o que está acontecendo, eles percorrem a cidade, e descobrem que uma misteriosa nuvem de fumaça os está cercando. Ao tentar penetrar na fumaça, chegam a uma porta, que parece ser a saída para algum lugar, mas eles não tem a chave da mesma. Para piorar a situação, um monstro começa a persegui-los.
Alguns momentos eles encontram outras pessoas, mas, são apenas memórias do passado, que remetem a um mesmo dia em que suas vidas se entrecruzaram, mesmo que eles não se dessem conta disso.
Mais assustador que a misteriosa fumaça ou o monstro canibal foi perceberem que, em outra dimensão ou realidade paralela, eles estavam em coma, e prestes a terem os aparelhos desligados.
Eles, então, empreendem uma desesperada busca de enfrentar os seus medos e traumas, para assim poder voltar ao universo que chamam de realidade, e salvar suas próprias vidas.
“After” é uma produção simples, com jeitão de cinema independente e atores desconhecidos, mas traz uma grande dose de inovação e imaginação, fugindo ao lugar comum dos filmes cheios de efeitos especiais.
Depois da derrota e desclassificação da seleção brasileira na Copa, talvez um romance ou uma comédia fossem mais apropriados, mas, nosso cérebro precisa de um empurrão de vez em quando, então, que tal tentar com esses aí? Boa diversão.
Livros de cinema:
“O Cinema De”
Roberto de Castro Neves escreve sobre cinco grandes diretores italianos de cinema – Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Luchino Visconti, Michelangelo Antonioni e Federico Fellini, mergulhando na vida e na obra destes cineastas, homenageando-os pela vasta e variada produção. A obra traz informações sobre a Itália, sobre o mundo em que cada diretor viveu enquanto produzia os filmes, um resumo sobre a vida de cada um dos diretores, uma cronologia das suas principais produções, os temas e questões por eles tratadas. O autor pretende estimular o leitor a ver os filmes para que depois se questione como me foi possível desconhecê-los? 261 p – Editora Mauad.



Lançamentos em DVD/Blu-Ray:
“Sem Escalas”
Durante um voo de Nova York a Londres, o agente Neil Marks (Liam Neeson) recebe uma série de mensagens SMS enigmáticas, dizendo que um passageiro será morto a cada 20 minutos caso US$ 150 milhões não sejam transferidos para uma conta bancária. Inicialmente Beil não dá atenção à ameaça, mas quando o primeiro passageiro aparece morto ele inicia uma investigação em pleno avião sobre quem possa ser o assassino. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Non-Stop”)
“Inatividade Paranormal 2”
Malcolm (Marlon Wayans) está tentando reiniciar a vida ao lado de outra mulher, Megan (Jaime Pressly), juntamente com os dois filhos dela, Becky (Ashley Rickards) e Wyatt (Steele Stebbins). Juntos, eles se mudam para uma nova casa. Ele, para variar, permanece com a mania de filmar tudo o que acontece à sua volta, com diversas câmeras. Entretanto, não demora muito para que Malcolm volte a ser afetado por acontecimentos sobrenaturais, especialmente quando inicia um caso com uma estranha boneca. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “A Haunted House 2”)
“A Batalha do Ano”
O filme segue a história de uma equipe americana de breakdancing, ou “B-boy”, formada por jovens com problemas sociais e familiares. Eles são liderados por um treinador rígido (Josh Holloway), que os leva à França para participarem da competição Battle of the Year, na qual equipes de 18 países lutam pelo título de campeões mundiais.  O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Battle of the Year: The Dream Team”)
“Cromwell, o Homem de Ferro”
Na primeira metade do século 17, a Inglaterra se encontra em plena crise econômica e ideológica, o povo está afundado em miséria e o Rei Charles I, casado com uma católica, acaba de fechar o parlamento. Descrente do Estado absolutista e revoltado com a influência da Igreja Católica sobre a Inglaterra, o puritano Oliver Cromwell (Richard Harris) irá lutar contra o Rei e seus abusos de poder, desencadeando uma sangrenta guerra civil, que desencadeará no único período ditatorial da história do país. Filme com formato de tela widescreen e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Cromwell”)