Coluna Claquete – 24 de janeiro de 2014
Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Depois das emoções da inauguração do Arena das Dunas, é tempo de conferir as estreias da semana, que são o drama “O Lobo de Wall Street”, o thriller “Frankenstein – Entre Anjos e Demônios”, e o terror “O Herdeiro do Diabo”. Continuam em cartaz a animação “Tarzan – A Evolução da Lenda” (vejam na seção Filmes da Semana), o documentário “Caminhando com Dinossauros”, as comédias nacionais “Muita Calma Nessa Hora 2” e “Até Que a Sorte Nos Separe 2”, o terror “Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal”, o drama nacional “Confissões de Adolescente”, e a animação “Frozen – Uma Aventura Congelante”. Nas programações exclusivas, o Cinemak exibe “Azul é a Cor Mais Quente”, na Sessão Cine Cult.
Estreia 1: “O Lobo de Wall Street”
O filme é adaptação do livro de memórias de Jordan Belfort, um corretor de títulos da bolsa norte-americana que entrou em decadência nos anos 90. “O Lobo de Wall Street” mostra a trajetória de Belfort (Leonardo DiCaprio) no mundo das finanças. Movido a drogas, o executivo constrói rapidamente uma considerável riqueza ao vender ações de empresas de fundo de quintal a pequenos investidores com a promessa de riqueza fácil. O filme venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia/Musical (DiCaprio) A direção é de Martin Scorsese. “O Lobo de Wall Street” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, Salas 1 e 2 do Cinemark, Salas 1 e 5 do Natal Shopping e Sala 3 do Norte Shopping. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “The Wolf of Wall Street”)
Estreia 2: “Frankenstein – Entre Anjos e Demônios”
“Frankenstein – Entre Anjos e Demônios” moderniza o mito de Frankenstein em uma trama de policial noir. O cenário é similar a uma Gotham City moderna, Darkhaven, onde os monstros se misturam num submundo de criminosos. Aaron Eckhart interpreta Adam Frankenstein, e Yvonne Strahovski e Miranda Otto também estão no elenco. Nesta versão da história do cientista Frankenstein e de sua criação. Desta vez, a criatura participa de uma longa e sangrenta batalha entre dois grupos que se opõem há séculos. A direção é de Stuart Beattie. “Frankenstein – Entre Anjos e Demônios” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, Sala 6 do Cinemark, Sala 2 do Natal Shopping, e Sala 2 do Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas, exibição em 3D. (T. O.: “I, Frankenstein”)
Estreia 3: “O Herdeiro do Diabo”
Depois de uma misteriosa noite perdida em sua lua de mel, os recém-casados Jack (Zach Gilford) e Samantha (Allison Miller) descobrem que vão ter um bebê, algo bem inesperado. Enquanto resolve registrar todos os momentos dessa ocasião especial para a posteridade, o marido começa a notar um comportamento estranho em sua mulher, algo que a princípio parecia ser apenas tensão, mas logo fica evidente que alguma força maligna está mudando seu corpo e sua cabeça de uma forma extremamente sinistra. A direção é de Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin, que produziram segmentos do premiado filme episódico “V/H/S”. “O Herdeiro do Diabo” estreia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Moviecom, Sala 3 do Cinemark, e Sala 4 do Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Devil’s Due”)
Sessão Cine Cult: “Azul é a Cor Mais Quente”
Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. “Le Bleu est une Couleur Chaude” é uma adaptação das histórias em quadrinho homônimas, escritas e desenhadas por Julie Maroh, e publicadas em 2010. A direção é de Abdellatif Kechiche. “Azul é a Cor Mais Quente” será exibido na terça-feira (28/01) e quinta-feira (30/01), na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 21h30. Classificação indicativa 18 anos. (T. O.: “La Vie d’Adèle – Chapitres 1 et 2”)
Filme da Semana: “Tarzan – A Evolução da Lenda”
Embora esteja em sua enésima versão cinematográfica, personagem Tarzan sempre me desperta saudades da infância e curiosidade sobre o que vão trazer de novidades. Desta vez, “Tarzan – A Evolução da Lenda” traz dinossauros, asteroides misteriosos com energia infinita, intrigas empresariais e um bocado de ação. Estão achando confuso? Pois a salada até ficou bacana, principalmente por remeter ao universo dos livros de Edgar Rice Burroughs
A primeira vez que o personagem Tarzan apareceu para o mundo foi em 1912, na revista All-Story Magazine, graças à imaginação fervilhante do escritor americano Edgar Rice Burroughs. Dois anos mais tarde, seria publicado na forma de livro, com o título “Tarzan, o Filho das Selvas”. Mais de duas dezenas de livros seriam publicadas pelo autor com as aventuras do herói, que chegaria aos leitores brasileiros graças a tradutores fenomenais como Monteiro Lobato, Godofredo Rangel e Manuel Bandeira.
Minha infância foi povoada pelo imaginário do mundo de Tarzan, dos livros lidos e relidos muitas vezes, herança de meus pais, que me transmitiram o gosto pela leitura. Esses livros me acompanham até hoje, ao lado da coleção de Sherlock Holmes.
O Tarzan dos livros era o sobrevivente de uma tragédia familiar, onde o pai e a mãe grávida haviam sido expulsos de um navio após um motim da tripulação, sendo abandonados em algum lugar da costa africana. A mãe morre no parto e o pai, o nobre inglês John Clayton, lord Greystoke, é morto por um gorila. O bebê é salvo por Kala, uma macaca da mesma tribo, que perdera o filho. Tarzan é criado por ela e cresce na selva, unindo a inteligência do homem e as qualidades dos animais selvagens.
No filme atual, Greystoke é o dono de uma empresa de energia de mesmo nome, que leva a família para a África, em busca de uma misteriosa fonte de energia. Quando encontram a fonte, um asteroide caído na Terra milhões de anos no passado, o helicóptero em que se encontram cai na selva, e apenas o garoto JJ é salvo por uma gorila, que o adota.
Anos mais tarde, William Clayton, o administrador da Greystoke Energy financia uma expedição de pesquisa, supostamente para observar gorilas, mas, sempre com o objetivo de encontrar o asteroide. Levando um pequeno exército de mercenários, ele força a participação de Jim Porter e sua filha Jane. Esta, fora salva por Tarzan em outra ocasião, ao ser perder na selva e ser picada por uma serpente. Quando voltam a se encontrar, sentem-se atraídos um pelo outro, mas a batalha contra o pérfido Clayton é mais importante.
Talvez o espectador estranhe essa profusão de novos fatos em uma história tão conhecida, mas, ao longo da obra de Burroughs, este fez o seu herói passar por aventuras bem diversas, como uma cidade romana em plena selva, justas medievais, lutas contra os alemães na Segunda Guerra Mundial, estranhos homens-formigas, monstros jurássicos, e até um passeio no centro da Terra!
Tarzan chegou aos cinemas rápido, apenas quatro anos depois do primeiro livro, quando o ator Elmo Lincoln encarnou o herói no filme mudo “Tarzan, o Homem Macaco”, numa caracterização que mais parecia um homem das cavernas. Muitos outros atores encarnariam Tarzan nas telas, como Lex Barker e Gordon Scott, embora o que deu realmente um rosto ao personagem foi o ex-campeão olímpico de natação Johnny Weissmuller.
Weissmuller estrelou doze filmes como Tarzan, seis deles ao lado de Maureen O’Sullivan, entre 1932 e 1948. A conservadora sociedade americana obrigou o aumento das roupas dos protagonistas, por considerarem-nas indecentes. Boy, o filho teve que ser adotivo, já que eles não eram casados. O famoso grito de Tarzan também veio desses filmes, sendo na verdade hábil mixagem dos sons de um barítono, uma soprano e de cães treinados.
No filme atual, além do famoso grito, foi acrescentado o famoso diálogo “me Tarzan, you, Jane”, que nunca existiu nos filmes anteriores, nem no livro, já que, quando Tarzan conheceu Jane, ele só sabia falar a linguagem dos macacos.
Homenagens e liberdades à parte, “Tarzan – A Evolução da Lenda” é um filme voltado para o público infantil, sem as cantorias da Disney (embora com uma linda passagem de “Paradise”, do Coldplay), muita ação, e uma bela mensagem de família e preservação ambiental. Para os meninos de todas as idades.
Livros de cinema:
“História do Cinema – Dos Clássicos Mudos ao Cinema Moderno”
Do cinema mudo, passando pela engenhosidade do cinema sonoro, até as incríveis inovações da era digital, Mark Cousins apresenta um panorama completo e acessível da história do cinema mundial. Nela são desveladas as técnicas, aspirações e invenções de cada época, em diferentes países e por diversos cineastas que sonharam, imaginaram e trabalharam para que sua mensagem e sua estética fossem transmitidas a um público cada vez mais admirado pela sétima arte e pela rica história que ela comporta. 511 p – Martins Editora.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray:
“Percy Jackson e o Mar de Monstros”
Percy Jackson (Logan Lerman) e seus amigos Annabeth (Alexandra Daddario) e Grover (Brandon T. Jackson) levam uma vida normal no Acampamento Meio-Sangue. Um dia, o local é atacado por um monstro enviado por Luke (Jake Abel), que consegue romper a proteção mágica do acampamento. Com o local em perigo, Percy e os amigos partem em uma aventura em busca do velocino de ouro, um objeto místico que pode revitalizar a árvore mágica responsável pela proteção do acampamento. O que eles não esperavam era que Jake estaria atrás do mesmo objeto, já que deseja trazer à vida o poderoso Cronos, derrotado por Zeus, Poseidon e Hades há milênios atrás. Tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Percy Jackson: Sea of Monsters”)
“Depois da Terra”
Há 1000 anos, um cataclismo tornou a Terra um lugar hostil e forçou os humanos a se abrigarem no planeta Nova Prime, morando em naves espaciais. Depois de uma missão, o general Cypher Raige (Will Smith) retorna à sua família e ao filho de treze anos de idade (Jaden Smith). Mas, pouco tempo após seu retorno, uma chuva de asteroides faz com que a nave onde estão caia na Terra. Com o pai correndo risco de morte, o jovem adolescente deverá aprender sozinho a domar este planeta, empreendendo uma perigosa jornada em meio a ameaças desconhecidas para salvar suas vidas. A direção é de M. Night Shyamalan. Tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “After Earth”)
“Adeus Berthe: O Enterro da Vovó”
Armand (Denis Podalydès), um farmacêutico obcecado, está passando por uma crise de meia idade. Ele tem que equilibrar as tensões da vida de casado e pai de família com sua relação com uma amante secreta. Ele começa a perder o controle quando sua avó morre e ele se depara com a seguinte questão: enterro ou cremação? Tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Adieu Berthe ou l’enterrement de mémé”)
“A Encruzilhada”
Eugene Martone (Ralph Macchio) é um jovem e talentoso guitarrista que está buscando uma canção de sucesso para alcançar o estrelato. Ele pede ajuda a Willie Brown (Joe Seneca), um veterano músico de blues, e o segue até sua cidade de origem. Aprendendo a arte do blues, o jovem não sabe que está a caminho de uma encruzilhada, onde um dia o velho negociou com o demônio sua alma em troca de fama. Perfeito para os amantes de jazz. Filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Crossroads”)
Film de la semaine: “Tarzan”
Bien qu’il soit dans son énième version cinématographique, chaque fois que le personnage Tarzan se réveille, toujours je me souviens de l’enfance et j’imagine ce qui va apporter des nouvelles. Cette fois-ci, “Tarzan” apporte dinosaures, astéroïdes mystérieux avec une énergie infinie, l’intrigue d’entreprise et beaucoup d’action. Éprouvent de la confusion? Mais cette salade était tellement cool, se référant principalement à l’univers de livres originels de Edgar Rice Burroughs
La première fois que le personnage de Tarzan est apparu dans le monde a été en 1912, dans le magazine All-Story Magazine, grâce à l’imagination de l’écrivain américain Edgar Rice Burroughs. Deux ans plus tard, l’aventure sera publié sous forme de livre sous le titre «Tarzan, le fils de la jungle.” Plus de deux douzaines de livres seraient publiés par l’auteur des aventures du héros, qui viennent aux lecteurs brésiliens grâce à des traducteurs phénoménales comme Monteiro Lobato, Godofredo Rangel et Manuel Bandeira.
Mon enfance a été peuplée par l’imaginaire de Tarzan, livres lus et relus plusieurs fois, héritage de mes parents, qui m’ont transmis l’amour pour la lecture. Ces livres j’ai avec moi jusqu’à aujourd’hui, aux côtés de la collection de Sherlock Holmes.
Le Tarzan des livres était le survivant d’une tragédie familiale, où son père et sa mère enceinte avaient été chassés d’un bateau après une mutinerie de l’équipage est abandonnés dans quelque part de la côte africaine. La mère meurt en accouchement et le père, le noble anglais John Clayton, Lord Greystoke, est tué par un gorille. Le bébé est sauvé par Kala, une singe de la même tribu, qui avait perdu son fils. Tarzan est élevée pour elle et est grandi dans la jungle, unissant l’intelligence de l’homme et les qualités des animaux sauvages.
Dans le film actuel, Greystoke est le propriétaire d’une société d’énergie du même nom, qui prend la famille à l’Afrique à la recherche d’une source d’énergie mystérieuse. Quand ils trouvent la source, un astéroïde tombé millions d’années dans le passé, l’hélicoptère dans lequel ils sont gouttes dans la jungle, et seulement le garçon JJ est sauvé par une gorille, qui l’adopte.
Des années plus tard, William Clayton, l’administrateur de l’entreprise Greystoke Energy finance une expédition de recherche, censé observer les gorilles, mais toujours dans le but de trouver l’astéroïde. Avec une petite armée de mercenaires, il force la participation de Jim Porter et sa fille Jane. Cela a été sauvé par Tarzan à une autre occasion, à se perdre dans la jungle et être mordue par une serpent. Lorsque ils se rencontrent de nouveau, ils se sentent attirés l’un par l’autre, mais la lutte contre la perfide Clayton est le plus important.
Peut-être le spectateur être surpris avec cette profusion de faits nouveaux dans une telle histoire bien connue, mais dans les ouvres de Burroughs, il a fait le héros passer par plusieurs aventures comme une ville romaine dans la jungle, joutes médiévales, se bat contre les Allemands dans la 2me Guerre Mondiale, des étranges hommes-fourmis, monstres jurassiques, et même une promenade dans le centre de la Terre!
Tarzan est venu rapidement aux cinémas, seulement quatre ans après le premier livre, où l’acteur Elmo Lincoln a joué le héros dans le film muet “Tarzan, l’Homme Singe”, avec une caractérisation qui ressemblait plus à un homme des cavernes. Beaucoup d’autres acteurs incarnent Tarzan à l’écran, comme Lex Barker et Gordon Scott, mais ce qui a donné un visage au caractère était l’ancien champion olympique de natation Johnny Weissmuller.
Weissmuller joué le rôle de Tarzan douze fois, six d’entre eux aux côtés de Maureen O’Sullivan, entre 1932 et 1948. La conservatrice société américaine forcé l’augmentation des vêtements des protagonistes, car ils les considèrent comme indécent. Boy, le fils de Tarzan, devait être adopté, car ils n’étaient pas mariés. Le célèbre cri de Tarzan vient aussi de ces films, étant en fait une mélange de sons de baryton, soprano et des chiens dressés.
Dans le film actuel, au-delá du célèbre cri, on a ajouté le fameux dialogue “moi Tarzan, vous Jane,” qui n’a jamais existé dans les précédents films, ni dans le livre, parce que quand Tarzan a rencontré Jane, il ne savait parler qui la langue des singes .
“Tarzan” est un film destiné aux enfants, sans les chants insuportables de Disney (mais avec un beau passage de “Paradise” de Coldplay), beaucoup d’action, et un beau message sur famille et préservation de l’environnement. Pour les garçons de tous âges.
Movie of the Week: “Tarzan”
Although it is in its umpteenth film version, the character Tarzan always leds me to miss my childhood and arises curiosity about what news it will bring. This time, “Tarzan” brings dinosaurs, mysterious asteroids with infinite energy, corporate intrigues and a lot of action. Are you confuse? Well, this “salad” was cool, mainly by referring to the universe of books from Edgar Rice Burroughs
The first time the character Tarzan appeared to the world was in 1912, in the magazine All-Story Magazine, thanks to the imagination of the american writer Edgar Rice Burroughs. Two years later, it would be published in book form under the title “Tarzan, the Son of the Jungle.” More than two dozen books would be published by the author with the adventures of the hero, that would come to brazilian readers thanks to phenomenal translators as Monteiro Lobato, Godofredo Rangel and Manuel Bandeira.
My childhood was populated by imaginary world of Tarzan, books read and reread many times, legacy from my parents, who instilled in me a love of reading. These books are still with me until today, alongside the collection of Sherlock Holmes.
The Tarzan from the books was the survivor of a family tragedy, where her father and pregnant mother had been driven from a ship after a mutiny of the crew, being abandoned somewhere on the African coast. The mother died in childbirth and his father, the English nobleman John Clayton, Lord Greystoke, was killed by a gorilla. The baby is saved by Kala, a monkey of the same tribe, who had lost her son. Tarzan is raised by her and grows in the jungle, uniting the intelligence of man and the qualities of wildlife.
In the current film, Greystoke is the owner of an energy company of the same name, that takes his family to Africa in search of a mysterious power source. When they find the source, an asteroid falled on earth millions of years in the past, the helicopter in which they were dropped in the jungle, and only the boy, JJ, is saved by a female gorilla, which adopts him.
Years later, William Clayton, the administrator of Greystoke Energy suports a research expedition, supposed to observe gorillas, but always with the goal of finding the asteroid. Taking a small army of mercenaries, he forces the participation of Jim Porter and his daughter Jane. The girl had already been saved by Tarzan on another occasion, when she was lost in the jungle and bitten by a snake. When they meet again, they feel attracted to each other, but the battle against the perfidious Clayton is most important.
Maybe the spectator be surprised with this profusion of new facts in such a familiar story, but along the work of Burroughs, his hero went through several adventures such as a Roman city in the jungle, medieval jousting, fights against the Germans in World War II, strange men-ants, jurassic monsters, and even a walk in the center of the Earth!
Tarzan came quickly to cinemas, only four years after the first book, when the actor Elmo Lincoln played the hero in the silent film “Tarzan the Ape Man”, a characterization that looked like a caveman. Many other actors incarnate Tarzan on screen, as Lex Barker and Gordon Scott, but what really gave a face to the character was the former Olympic swimming champion Johnny Weissmuller.
Weissmuller starred as Tarzan in twelve films, six of them alongside Maureen O’Sullivan, between 1932 and 1948. The conservative American society forced the augmentation of the clothes of the protagonists, because they were considered indecents. Boy, the son, had to be adopted, since they were not married. The famous Tarzan yell also came from these movies, being in fact a skillful mix of sounds of baritone, soprano and trained dogs.
In the current film, besides the famous cry, it was added the famous “me Tarzan, you Jane,” dialogue that never existed in the previous films, nor in the original book, as when Tarzan met Jane, he only knew how to speak the language of the apes .
Tributes and poetic freedoms aside, “Tarzan” is a film destined to children public, without the boring singing of Disney (though with a beautiful passage from “Paradise” by Coldplay), lots of action, and a beautiful message about family and environmental preservation. For boys of all ages.