Claquete – 22 de maio de 2009

Newton Ramalho – colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Curiosamente, apesar de estarmos em maio, mês de trabalho e aulas, acontece um fenômeno típico das férias escolares, quando a programação dos cinemas é toda voltada para o público infanto-juvenil. Exemplo disso é a estréia da semana, “Uma Noite no Museu 2”, que será exibida em sessões dubladas e legendadas nas duas redes de cinema de Natal. A outra estréia é “Canções de Amor”, da Mostra Francesa do Moviecom. Nas continuações, permanecem em cartaz o thriller “Anjos e Demônios” (vejam em Filme da Semana), com Tom Hanks e Ewan McGregor, a ficção-científica “Star Trek”, a ação “X-Men Origens: Wolverine”, a animação “A Festa do Garfield”, e o drama nacional “Divã”, com Lília Cabral. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o filme israelense “Lemon Tree”, na Sessão Cult. “Anjos e Demônios” e “Wolverine” continuam com sessões dubladas e legendadas.

Estréia 1: “Uma Noite no Museu 2”

Larry Daley (Ben Stiller) deixou o posto de guarda noturno há dois anos, abrindo sua própria empresa. De vez em quando, ele volta ao Museu de História Natural, onde trabalhava, para rever os amigos que, à noite, ganham vida. Só que o museu está prestes a passar por uma reforma visando sua modernização, o que fará com que vários dos bonecos de cera sejam substituídos por máquinas que permitem a interação com o público. As figuras originais são enviadas ao Instituto Smithsonian, em Washington, o maior complexo de museus do mundo. Um dia, Larry recebe um telefonema desesperado de Jedediah (Owen Wilson), o caubói diminuto, pedindo sua ajuda. Larry invade o Smithsonian e descobre que o faraó Kahmunrah (Hank Azaria) despertou, tornando-se uma ameaça não apenas para seus amigos como para o próprio planeta. Este é o primeiro filme de ação e aventura rodado no interior do Instituto Smithsonian. A direção é de Shawn Levy. “Uma Noite no Museu 2” estréia nesta sexta-feira, nas Salas 4 (dublado) e 7 (legendado) do Moviecom e nas Salas 7 (dublado) e 2 (legendado) do Cinemark. Classificação indicativa livre.

Sessão Cult: “Lemon Tree”

Salma (Hiam Abbass), uma viúva palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Mesmo sem dinheiro, Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação que herdou do pai. A direção é de Eran Riklis, premiado no Festival Internacional de Berlim. “Lemon Tree” estréia nesta sexta-feira, na sessão de 15h10 (todos os dias) e 19h45 (só na quarta), na Sala 5 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Mostra Francesa: “Canções de Amor”

Ismaël (Louis Garrel) mantém um relacionamento estável com Julie (Ludivine Sagnier). Este jovem casal, na tentativa de obter novas perspectivas sexuais, abre espaço em sua cama para Alice (Clotilde Hesme), formando um triângulo amoroso consentido, ainda que não muito bem resolvido. Outros dois personagens acompanharão Ismaël até o desfecho: a frágil Jeanne (Chiara Mastroianni), irmã de Julie; e o bretão Erwann (Grégoire Leprince-Ringuet), que lhe trará novas perspectivas sentimentais. O filme de Christophe Honoré, um dos expoentes da nova geração de cineastas franceses une a inteligência dos diálogos, a liberdade sexual e o gênero musical numa mistura que tem como fundo a bela Paris dos dias atuais. “Canções de Amor” estréia nesta sexta-feira, na sessão de 17h30, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Confira na TV

“Crocodilo”, no SBT

Um grupo de jovens passa o final de semana em um lago deserto e um deles traz um ovo de crocodilo, despertando a fúria da mãe. Sexta-feira, às 23h15.

“Códigos de Guerra”, no SBT

Durante a 2ª Guerra Mundial o exército norte-americano usava a língua dos índios navajos em suas mensagens secretas. Para proteger um soldado de origem navajo, um sargento é escalado para servir como seu guarda-costas. Com Nicolas Cage e Christian Slater. Sábado, às 23h15.

“Annapolis”, na Globo

Após conseguir uma vaga na Academia Naval de Annapolis, Jake Huard (James Franco) acreditava que todos os seus sonhos tinham se realizado. Mas a entrada na academia foi o primeiro de muitos desafios que ele ainda teria que enfrentar. Sábado, às 23h.

“Sedução Final”, na Band

Perseguido por um antigo colega e por um bando de agentes federais, Dr Fez usa o aparelho de excitação contra eles, e provoca uma onda erótica de prazer em todos. Quando termina, eles descobrem que Fez fugiu. Sábado, às 2h30.

“O Bicho Vai Pegar”, na Globo

Um feliz urso pardo domesticado tem sua vida virada de cabeça para baixo ao conhecer um cervo tagarela. O novo amigo acaba colocando-o no meio da floresta, a três dias da temporada de caça. Domingo, às 13h10.

“Força Delta”, na Band

A tropa de elite da Força Aérea Americana chamada de Força Delta é designada para uma importante missão na áfrica: recuperar um vírus mortal roubado por um grupo extremista. Domingo, às 21h.

“Hell”, no SBT

Condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa, um americano (Van Damme) é mandado para um prisão de segurança máxima russa que guarda os criminosos mais violentos e perigosos. Após o Domingo Legal.

“Blackjack”, na Globo

Ex-tira que virou guarda-costas é contratado para proteger bela modelo que desfilará com um milionário colar de brilhantes. Mas a moça é o alvo número um das obsessões de um perigoso serial killer. Com Dolph Lundgren. Domingo, às 23h05.

“A Última Ceia”, na Band

Um homem racista, que trabalha em uma prisão, se apaixona pela esposa negra de um dos detentos, que o visita periodicamente. Com Billy Bob Thornton, Halle Berry e Heath Ledger. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz. Domingo, às 21h.


Lançamentos em DVD

“Jogo Entre Ladrões”, em DVD

Jack Monahan (Antonio Banderas) é um criminoso que está passando por uma grande maré de azar. Sua vida muda quando conhece Ripley (Morgan Freeman), um experiente ladrão que o chama para participar de um arriscado roubo, envolvendo uma das jóias mais valiosas da atualidade. O objeto está guardado a sete chaves em uma joalheria russa, sendo que Ripley precisa roubá-la para quitar uma dívida com a máfia. O disco traz o filme com formato de widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Noivas em Guerra”, em DVD

Emma (Anne Hathaway) e Liv (Kate Hudson) são amigas desde criança, quando planejaram em detalhes como seriam seus casamentos. Um deles é importantíssimo: que a cerimônia ocorra no Hotel Plaza, o local onde os mais badalados casamentos de Nova York ocorrem. Agora, aos 26 anos, elas estão prestes a se casar. Mas um erro na marcação das datas faz com que elas coincidam, o que gera uma disputa entre as agora ex-amigas por quem fará a cerimônia no local sonhado. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“1900”, em DVD duplo

Uma das principais obras de Bernardo Bertolucci, “1900” faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, com base na vida de Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em pólos política e ideologicamente antagônicos. Através da vida de Olmo e Alfredo, o filme retrata o intenso cenário político que marcou a Itália e o mundo nas primeiras décadas do século passado. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Bio-filmografia, Galeria de Pôsteres e Trailer.

“Um Faz de Contas Que Acontece”, em DVD

Skeeter Bronson (Adam Sandler) trabalha num hotel como servente. Ele tem o costume de contar histórias que ele mesmo inventa para seus sobrinhos dormirem. Tudo muda quando essas histórias começam a se tornar realidade misteriosamente. Ele tenta tirar vantagem do fenômeno, incorporando suas próprias aspirações em histórias cada vez mais bizarras, mas são as contribuições inesperadas das crianças que viram a vida de Skeeter de cabeça para baixo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Até que a Gravidade nos Separe, Dedicado aos Jovens Atores, É o Zoiudo, Rir é Contagioso: Erros de Gravação e Do Chão da Sala de Edição: 12 Cenas Inéditas.


Eventos

“Wall-E”, em projeto de extensão da UFRN

Neste sábado, dia 23 de maio, o curso de Ciências Sociais da UFRN, através de projeto de extensão coordenado pelo professor Gabriel Vitullo, promove exibição do filme “Wall-E”, com o objetivo de levar às Comunidades um momento de cultura e lazer, gerando a realização de debates qualificados em diferentes bairros da cidade. A exibição será às 17h, no Ponto de Cultura na Vila de Ponta Negra. O endereço é Rua da Campina, 26 (próximo à praça do Cruzeiro). A entrada é franca e a pipoca é por conta da casa. Após a exibição do filme, ocorrerá um debate sobre o mesmo.

Curso “Movimentos Estéticos do Cinema”

O Serviço Social do Comércio – SESC/RN está promovendo o curso “Movimentos Estéticos do Cinema”, que será ministrado pelo professor Francisco Trotta, e tem, como público-alvo, cinéfilos, estudantes e amantes do cinema. O curso será dado por teleconferência, estando programadas as aulas-sessões nos dias 16/06, 21/07, 25/08, 15/09, 20/10, 03/11 e 08/12, de 14:30 às 17h:30m, no SESC Centro, Praça Tomaz de Araújo,s/n, Cidade Alta. Informações e inscrições, através do telefone 3211-5577.

Filme da Semana: “Anjos e Demônios”

Acredito que, como a maioria das pessoas, eu só ouvi falar de Dan Brown quando o livro “O Código DaVinci” fez sucesso mundo afora. Depois de me aprofundar no assunto, descobri a fraqueza dos argumentos do autor, que, diga-se de passagem, é um escritor mediano, que faz os livros numa linha de montagem. Mas, agora é tarde, e Inês é morta. O filme “O Código DaVinci” fez um enorme sucesso nas bilheterias e o seu sucessor, “Anjos e Demônios”, também não vai fazer feio.

“Anjos e Demônios” inicia com a morte do Papa, e o início do processo de escolha de seu sucessor. Embora a escolha seja feita por votação no Conclave dos cardeais, e qualquer um deles possa ser eleito pelos demais, a tradição é que o escolhido esteja entre os “preferetti”, candidatos que eram de agrado do papa anterior. O processo é conduzido pelo cardeal Strauss (Armin Mueller-Stahl), um arrogante membro da velha guarda da Igreja, e pelo Carmelengo Patrick McKenna (Ewan McGregor).

McKenna fora criado pelo papa morto, e, antes de ingressar na vida religiosa, chegara a ser piloto de helicóptero no exército. Sua afinidade com o antigo papa levou-o ao cargo de Carmelengo, que, na Igreja Católica é o administrador da propriedade e receita da Santa Sé, e, durante a Sede Vacante, período entre a morte de um papa e a escolha do sucessor, o Camerlengo serve como o Chefe de Estado atuante do Vaticano.

Nesse meio tempo, na Suíça, em um laboratório de alta tecnologia, um experimento consegue criar uma porção de anti-matéria. Essa substância, entrando em contato com a matéria, produziria uma quantidade de energia imensa, e por isso era preservada em um compartimento especial. Mas, o cientista que conduzia o experimento é assassinado, e o homem que o matou rouba o vasilhame com a anti-matéria.

A cena muda para os Estados Unidos, onde o professor Robert Langdon (Tom Hanks) é contatado por um enviado do Vaticano, que solicita a sua presença na cidade-estado com a máxima urgência.

Langdon estranha o pedido, pois as suas relações com a Santa Sé não são boas, devido suas “descobertas” sobre o Código daVinci (aqui foi feita uma liberdade poética, pois, nos livros, os acontecimentos de Anjos e Demônios se passam antes de O Código DaVinci).

Ao chegar ao Vaticano, ele descobre que os cardeais preferetti foram seqüestrados e estão ameaçados de morte, e a própria Igreja será varrida do mapa pelos seqüestradores. A ameaça está visível em uma imagem de uma câmera de segurança: o depósito da anti-matéria roubado da Suíça.

Para complicar as coisas, a bateria que mantém a substância isolada irá ter a sua carga consumida por volta da meia-noite, o que implica em uma explosão capaz de varrer todo o Vaticano – e boa parte de Roma, junto. A autoria da ameaças está assinada como Iluminatti.

Langdon apressa-se a explicar os Illuminati como um movimento fundado por Galileo Galilei e outros, como uma reação do Iluminismo contra suposta perseguição da Igreja Católica, que teria dizimado a maioria dos seus membros.

A ouvinte mais atenta é Vittoria Vetra (a bela israelense Ayelet Zurer), que trabalhava junto com o cientista assassinado na Suíça, e é que tem condições de manipular a anti-matéria.

Começa, então, uma caçada de gato-e-rato, com investigações no secretíssimo arquivo do Vaticano, pistas dispostas em monumentos seculares, mantendo sempre a polícia a um passo atrás do assassino, que, cumpre a sua promessa e vai matando, um a um, os preferetti, usando os elementos terra, fogo, ar e água, reservando para a destruição final o quinto elemento.

Embora muitas vezes fique difícil acreditar que todas as pistas estariam lindamente disponíveis para serem descobertas pela mente arguta de Langdon, a história cresce em um ritmo frenético, praticamente como se fosse em tempo real, até chegar no desfecho, que, embora meio previsível, poderá surpreender alguns.

Curiosamente, o personagem Robert Langdon continua absolutamente assexuado – embora livre do ridículo topete do outro filme – e a trama romântica que existe no livro foi totalmente ignorada, da mesma forma que em “O Código DaVinci”. Ayelet Zurer, no pouco espaço que lhe é concedido, mostra que tem tanto talento quanto beleza, pouco aproveitados, a mesma sina de Audrei Tatou, no filme anterior.

Outros participantes têm melhor sorte, com destaque grande, tanto o veterano Mueller-Stahl, que já tem mais de 130 filmes na carreira, quanto o brilhante Ewan McGregor, que rouba a cena sempre que aparece.

Se alguém tinha a ilusão de descobrir mais algum segredo fantástico com este filme, pode esquecer a idéia. “Anjos e Demônios” é um filme de ação com um leve toque de mistério, uma empolgante trilha sonora, que se torna um personagem à parte, ambientado em belos cenários, em sua maioria, artificiais, já que não houve permissão para filmar no Vaticano. Assim como todas as obras de Dan Brown, é desligar o cérebro e curtir a ação.