Claquete – 24 de outubro de 2008
Estréia 1: “High School Musical 3 – O Ano da Formatura”
O fenômeno “High School Musical”, da Disney, retorna às telas do cinema no longa-metragem “High School Musical 3: Ano da Formatura”, que nos reúne com os alunos Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens), do último ano do colegial, diante da perspectiva de se separarem ao escolherem universidades diferentes. Junto aos outros Wildcats, eles apresentam um elaborado musical de primavera que reflete suas experiências, esperanças e temores em relação ao futuro. A direção é de Kenny Ortega. “High School Musical 3 – O Ano da Formatura” estréia nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.
Estréia 2: “Última Parada 174”
Drama baseado em fatos reais sobre a vida do rapaz Sandro do Nascimento, menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária e, em 2000, seqüestrou um ônibus no Rio de Janeiro. Após horas de tensão, transmitido ao vivo pela televisão, um ataque mal feito provocou a morte da refém. Capturado com vida, Sandro morreu a caminho da prisão. Em 2002, o diretor José Padilha, de “Tropa de Elite”, transformou a história no documentário “Ônibus 174”. A direção é de Bruno Barreto. “Última Parada 174” estréia nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.
Pré-Estréia: “Artic Monkeys At The Apollo”
O filme-concerto “Arctic Monkeys at The Apollo”, rodado durante o último show da turnê mundial da banda, será exibido ao mesmo tempo em cinemas de Inglaterra, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Brasil. São 76 minutos de imagens capturadas em 16 mm do show de encerramento da turnê do segundo disco da banda, “Favourite Worst Nightmare”, no Manchester Apollo (Inglaterra), em 17 de dezembro do último ano. “Artic Monkeys At The Apollo” estréia na quarta-feira, na sessão de 21h45, no Cine 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
Sessão Cult: “Uma Garota Dividida em Dois”
Gabrielle (Ludivine Sagnier) tem 25 anos e vive com sua mãe, Marie (Marie Bunel), que a criou sozinha, cercada por muitos livros. Inteligente e charmosa, Gabrielle trabalha no canal de TV a cabo local. Um dia, ela conhece o grande escritor Charles Saint-Denis (François Berléand). Talentoso com as palavras e na sedução, ele não encontra dificuldades em seduzir a admiradora 30 anos mais jovem. Mas o que parecia ser uma aventura sem importância acaba transformando em sentimentos mais fortes, especialmente quando Paul (Benoît Magimel) entra na disputa pelas atenções da moça. A direção é de Claude Chabrol. A partir desta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 16 anos.
Projeto Moviecom Arte: “Caótica Ana”
Um recorte específico sobre quatro anos da vida de Ana, dos 18 aos 22. Uma conta feita em escala decrescente, como que em hipnose, que lhe permite fazer uma viagem em sua própria história para comprovar que não vive sozinha, que sua existência parece uma continuação da vida de outras jovens que morreram de forma trágica e que moram no abismo de sua memória inconsciente. É este o seu caos. Com Manuela Vellés e Charlotte Rampling. A direção é de Julio Medem. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h20. Classificação indicativa 16 anos.
Confira na TV
“Como Cães e Gatos”, no SBT
Dispostos a dominar os humanos, os gatos elaboram um plano que os deixará sem a proteção dos cachorros. Porém, uma equipe de super agentes caninos irá combatê-los. Sexta-feira, às 22h.
“Até as Últimas Conseqüências”, no SBT
Quatro amigas planejam e realizam o assalto a um banco, cujo dinheiro serviria para começarem vida nova em outro lugar. Mas, a polícia e outros bandidos estão atrás delas. Sábado, às 22h.
“Cuidado… Ela é Francesa”, na Globo
Garota mais popular da escola recebe em sua casa uma francesa. Só que esta pretende tomar o lugar dela. Sábado, às 22h05.
“Amor na Noite”, na Band
Repórter investiga a vida de prostitutas e descobre a sua própria sexualidade. Sábado, às 2h.
“A. I. – Inteligência Artificial”, na Globo
Um menino-robô, programado para ser o filho perfeito e amar seus pais, entra em crise existencial e sonha em ser um menino de verdade. De Spielberg. Domingo, às 12h15.
“Ruas Sangrentas – O Acerto Final”, na Record
Em Los Angeles, pai e filho lutam para sobreviver, porém, as coisas se complicam quando o garoto é seqüestrado por um perigoso criminoso, forçando o pai a voltar ao mundo de violência e crimes. Domingo, às 21h.
“Premonição 3”, no SBT
Prestes a embarcar numa montanha-russa, uma jovem tem a visão de um acidente que matará a todos. Ela consegue deixar o local e o acidente se confirma, mas isto não impede que ela continue correndo perigo. Após o Domingo Legal.
“O Retorno da Múmia”, na Globo
Família de arqueólogos explora um templo secular e encontram um bracelete capaz de ressuscitar o Escorpião Rei e seu exército canino, desaparecidos em 3067 A.C.. Domingo, às 22h35.
“A Lula e a Baleia”, na Globo
Família entra em conflito quando o pai, um escritor frustrado, descobre que a mulher tem um grande talento para escrever. Com Jeff Daniels. Domingo, às 22h35.
“Alex Rider Contra o Tempo”, na Globo
Jovem é recrutado pelo Serviço Secreto Britânico para se infiltrar, sem ser reconhecido, na organização do criminoso bilionário. Com Ewan McGregor e Mickey Rourke. Segunda-feira, às 21h05.
Lançamentos em DVD
“Conspiração”, em DVD
Após ser ferido no Iraque, MacPherson (Val Kilmer) aceita o convite para se juntar a um amigo soldado em seu rancho no Arizona. Mas, quando MacPherson chega ao lugar, seu amigo havia desaparecido e ninguém admite conhecê-lo. Quando ele descobre que uma empresa está trabalhando de todos os modos possíveis com imigrantes ilegais, MacPherson decide descobrir a verdade. Com Jennifer Espósito e Gary Cole. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Caçada Explosiva”, em DVD
O Detetive Jacob Stillwell (Steven Seagal) é um dos mais reconhecidos detetives da divisão de homicídios. Seu jeito nada convencional de prender os bandidos e fazer justiça se torna uma espécie de lenda entre a corporação, pelo menos até seu último trabalho. O policial agora precisa caçar um assassino extremamente perigoso e sem medo da lei que tem transformado a vida de uma cidade. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Feios, Sujos e Malvados”, em DVD
Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, “Feios, Sujos e Malvados” é uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola (“Cinema Paradiso”). Giacinto (Nino Manfredi ) mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, trailer de cinema.
“O Dia em Que a Terra Parou”, em DVD
Klaatu é um homem que vem do espaço trazendo uma mensagem para o povo da Terra. Depois de ser recebido de forma nada amigável (com um tiro) ele tenta reunir todos os líderes das nações para uma reunião, mas sem sucesso. Ele vai, então, se infiltrar entre os terrestres. Produto típico da Guerra Fria, o filme mostra como pessoas comuns, no auge do pânico anticomunista, reagem a algo que temem e desconhecem. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentário em áudio, Featurettes, Fox Movietone News, Trailers e Galeria de fotos.
Dia Internacional da Animação I
Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação. A Mostra Oficial será exibida simultaneamente às 19h30, em 150 cidades, em todos os estados brasileiros, sendo o maior evento simultâneo do gênero, a ser realizado no país. Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Em 2008 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 51 paises que farão intercâmbio de suas mostras.
Dia Internacional da Animação II
Em Natal, além da Mostra Oficial, serão exibidas mostras infantis, pela manhã e à tarde, para alunos do ensino fundamental. À noite, após a exibição da Mostra Oficial, haverá um bate-papo com profissionais de animação do mercado potiguar. Todas as exibições acontecerão no salão externo e jardim do espaço cultural Solar Bela Vista, à Av. Junqueira Aires, 417. Mais informações através do site www.abca.org.br/dia, ou, do telefone 3211-2921.
“Pai Patrão” no Cine Assembléia
Na próxima quinta-feira (30), o Cineclube Natal, em parceria com a Assembléia Legislativa apresentará, dentro do projeto Cine Assembléia, o filme “Pai Patrão” (1977), dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani. Baseado numa história real, este contundente drama mostra a trajetória de Gavino, um menino que é obrigado pelo pai a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando de ovelhas na Sardenha, sul da Itália. Todas as suas tentativas de mudar de vida são frustradas pela ignorância e pela violência do patriarca. A sessão começa às 18h, no auditório da Assembléia Legislativa. A entrada é gratuita e haverá distribuição de pipoca.
Cine SESI exibe filmes em Touros
O Cine SESI Cultural encerra sua programação deste ano no interior do Rio Grande do Norte. Neste final de semana, a cidade de Touros terá exibições na sexta, no sábado e no domingo, a partir das 18h30. A programação é: sexta – “Até o Sol Raiá” e “Tapete Vermelho”; sábado – “Câmera Viajante” e “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” e domingo – “Vida Maria” e “Ratatouille”, além da apresentação do Grupo de Chorinho do Solar Bela Vista – SESI. A exibição será ao lado da igreja Matriz.
8º Festival do Vídeo Potiguar
Aconteceu, nos dias 21 e 22 deste, o 8º Festival do Vídeo Potiguar, onde foram exibidos doze vídeos produzidos no Rio Grande do Norte. O evento faz parte do Festival de Cinema de Natal, Os vencedores nas categorias de ficção e documentário representarão o Rio Grande do Norte na Mostra do Curta Nordestino e receberão Diploma de Premiação.
Filme da Semana: “Ensaio Sobre a Cegueira”
Em terra de cegos, quem tem um cego é rei…
Dificilmente um filme baseado numa obra do Nobel de Literatura José Saramago, e dirigido por Fernando Meirelles, autor de “Cidade de Deus”, chegaria ao mercado sem despertar discussões. O curioso é que “Ensaio Sobre a Cegueira” despertou o furor de associações de cegos, por entenderem que um dos personagens retratados denegria a imagem de pessoas numa condição tão desfavorecida. Essa visão, com o perdão das metáforas, é, no mínimo, míope.
A história inicia em uma época e lugar não identificado, provavelmente nos Estados Unidos. Um homem (Yusuke Isea) é acometido por uma estranha cegueira no meio do trânsito. A doença tem um caráter misterioso, pois, como o médico (Mark Ruffalo) constata, não há nenhuma alteração fisiológica, e, ao invés da escuridão, o homem vê tudo leitoso. Logo, o Médico também é acometido pela “cegueira branca”, como é denominada, assim como as pessoas que estavam no consultório, um velho com um tapa-olho (Danny Glover), a garota de óculos escuros (a brasileira Alice Braga), o garoto que a acompanha (Mitchell Nye), e outros mais.
Quando a doença toma a proporção de epidemia, o governo age da maneira que sabe mais: varre a sujeira para debaixo do tapete. O Médico e todo o grupo de contaminados é levado para um sanatório abandonado onde são confinados, e guardados por soldados armados. Junto com o grupo vai a mulher do Médico (Julianne Moore), a única que não foi acometida pela doença.
O Médico e sua mulher tentam administrar a situação, propondo um mínimo de organização, embora tenham dificuldades com o Ladrão (Don McKellar, o roteirista do filme), que se recusa a aceitar a situação.
Logo, vão chegando mais e mais levas de doentes, apinhando os dormitórios e sofrendo os problemas de superlotação. Para complicar a situação, um grupo de recém-chegados decide se aproveitar da situação, dominando os outros através da força, liderados pelo auto-proclamado Rei da Ala 3 (Gael Garcia Bernal), ajudado pelo Contador (Maury Chaykin), um cego de nascença, portanto, já acostumado com a situação.
As exigências do Rei, que a princípio eram dinheiro e jóias, passam a ser mais absurdas, como as mulheres, para satisfazer a necessidade de sexo de seus homens. As mulheres se submetem, já que é a única maneira de conseguir comida, mas, a visão do inferno cria um sentimento de revolta na Mulher do Médico.
Essa revolta irá desencadear em um verdadeiro motim, onde a destruição e morte irão atingir todo o sanatório. É quando eles descobrem que estão sozinhos, entregues à própria sorte, pois os soldados se foram.
Ao sair do sanatório, o grupo descobre que estão em um mundo de cegos, completamente perdidos, no completo caos. Liderados pela Mulher do Médico, única pessoa capaz de enxergar, eles atravessam o cenário de horror e abandono, tentando encontrar um porto seguro. Nesse mundo sem visão, as pessoas aprendem a se ver de outras formas, criando novos conceitos e regras, na adaptação e aceitação da nova vida.
Embora seja declaradamente apocalíptico, “Ensaio Sobre a Cegueira” não tem nenhuma conotação pejorativa com os cegos. Se ficarmos apenas no plano “ao pé-da-letra”, o filme traz uma interessante especulação sobre as relações humanas em um ambiente diferente daquele a que estamos acostumados, com as regras e costumes da sociedade moderna. Será que agiríamos diferente, se estivéssemos submetidos às mesmas condições dos personagens? Duvido muito.
É possível que algumas platéias reclamem das cenas mais cruas, com sujeiras, pessoas nuas circulando (nenhuma bonita, fora a Alice Braga), simulações de estupro, etc.. Mas, se lembrarmos de “Cidade de Deus”, quero crer que Meirelles suavizou muito as situações, pois num ambiente de caos, a coisa seria muito mais feia.
Além da atuação excepcional do elenco, principalmente Julianne Moore, Danny Glover e Alice Braga, a fotografia do filme é primorosa, graças ao mesmo César Charlone de “Cidade de Deus”. Quanto à produção, são impressionantes as cenas panorâmicas da cidade arrasada e cheia de lixo, que deve ter sido de um trabalho absurdo.
É possível fazer outras leituras deste filme, se pensarmos na cegueira dos personagens como a ignorância política que está nos levando ao caos econômico (será que Meirelles previu que o lançamento de seu filme coincidiria com a crise atual?). De qualquer forma, é um filme que recomendo, embora esta crítica seja feita através da ótica de quem não leu o livro de Saramago, autor, aliás de quem sou um grande admirador.