Claquete – 27 de abril de 2007

Newton Ramalho – colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

A profusão de estréias termina levando alguns filmes a chegar com atraso em Natal. É o caso de “Apocalypto”, de Mel Gibson, e “O Bom Pastor”, de Robert de Niro, que só agora chegam aos nossos cinemas. Estréiam, também, a comédia romântica “Minha Mãe Quer Que Eu Case” (só no Cinemark) e o documentário “O Segredo” (só no Moviecom. Nas continuações, “Hannibal – A Origem do Mal” (veja em Filmes da Semana), sobre a origem do famoso vilão, o suspense “A Colheita do Mal”, com a ganhadora do Oscar Hilary Swank, o divertido road-movie “Motoqueiros Selvagens” (veja em Filmes da Semana), com Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence e William Macy, “A Estranha Perfeita”, suspense com Halle Berry e Bruce Willis, os infantis “As Tartarugas Ninja – O Retorno”, “A Família do Futuro”, “As Férias de Mr. Bean”, e o épico “300”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Xuxa Gêmeas”, em sessão especial, e o Moviecom, a comédia nacional “Ó Pai, Ó”. Na quinta-feira, à meia-noite, acontecerá uma sessão de pré-estréia de “Homem-Aranha 3” o Cinemark.

Estréia 1: “Apocalypto”

Jaguar Paw (Rudy Youngblood) levava uma vida tranqüila, interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser sacrificado, mas, consegue escapar, graças a um fortuito eclipse. Agora, guiado apenas pelo amor que sente por sua esposa e pela filha, ele realiza uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família. O filme é todo falado em dialeto maia. A direção é de Mel Gibson. “Apocalypto” estréia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, e no Cine 6 do Moviecom. Para maiores de 16 anos.

Estréia 2: “Minha Mãe Quer Que Eu Case”

Daphne (Diane Keaton) é uma mãe solteira que criou suas três filhas com sucesso. Temendo que a caçula, Milly (Mandy Moore), faça uma escolha equivocada, Daphne decide escolher o futuro marido dela. Para tanto, ela coloca um anúncio em um site de relacionamentos, sem contar para Milly, e começa a selecionar os pretendentes. Esta situação cria um verdadeiro cabo de guerra entre as duas. A direção é de Michael Lehmann. “Minha Mãe Quer Que Eu Case” estréia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark. Para maiores de 12 anos.

Estréia 3: “O Bom Pastor”

Desde sua trágica infância Edward Bell Wilson (Matt Damon) aprendeu a ser discreto e ter compromisso com a honra. Em 1939, quando era aluno da Universidade de Yale, foi recrutado para participar da sociedade secreta Skull and Bones, uma fraternidade voltada para desenvolver futuros líderes mundiais. Sua mente afiada, a reputação irretocável e sua crença nos valores americanos o tornaram o candidato ideal para uma carreira na Inteligência. Com isso Edward é selecionado para integrar o Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), durante a 2ª Guerra Mundial. Neste período, Edward e seus companheiros trabalham na criação da CIA, uma organização em que a duplicidade é uma exigência e que nada aparenta ser o que realmente é. A direção é de Robert de Niro. “O Bom Pastor” estréia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Cinemark, e no Cine 3 do Moviecom. Para maiores de 16 anos.

Estréia 4: “O Segredo”

Ao longo da existência da humanidade, um grande segredo foi protegido a ferro e fogo. Homens e mulheres extraordinários o descobriram, e, não só alcançaram feitos incríveis, como também mudaram o curso de nossa história. Platão, Leonardo Da Vinci, Galileu, Thomas Edison, Beethoven, Napoleão, Abraham Lincoln e Einstein foram alguns dos grandes homens que controlavam a força desse mistério. E agora, após milhares de anos, o Segredo será revelado para todo o mundo! Confira nesta superprodução histórias reais e incríveis testemunhos de pessoas comuns que transformaram profundamente suas vidas. Como? “O Segredo” lhe contará tudo! A direção é de Drew Heriot. “O Segredo” estréia nesta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom. Censura livre.

Novidades

“Pequena Miss Sunshine”, em DVD

A família Hoover é um pendor de desajustes. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é selecionada para um concurso de beleza. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa Kombi caindo aos pedaços. Ganhador de dois Oscars. Nas locadoras.

“Fonte da Vida”, em DVD

Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência. Dirigido por Darren Aronofsky e com Hugh Jackman e Rachel Weisz. Nas locadoras.

Museu virtual do som

Está no ar o primeiro museu virtual brasileiro sobre a história da gravação, o Odisséia do Som. Nele, é possível ter acesso a mais de 250 músicas em mp3 para download gratuito e cerca de 1300 para serem ouvidas em streaming, gravadas com as principais bandas, intérpretes e orquestras do início do século 20. O site oferece ainda, para download, quase 300 partituras e apresenta os primeiros registros sonoros da humanidade, inclusive dos experimentos de Thomas Alva Edison, o criador da indústria fonográfica. O endereço é www.odisseiadosom.com.br.

Encontro Internacional de Música de Cinema

De 5 a 13 de maio será realizado, no Rio de Janeiro, o primeiro Encontro Internacional d Música de Cinema. Serão várias palestras e debates sobre o papel, a concepção e a utilização da música no cinema, com importantes figuras ligadas à indústria. Acontecerão, também, shows com o maestro Ennio Moriconne, Julio Medaglia, Wagner Tiso e muitos outros nomes da música cinematográfica. Mais informações no site www.musicaemcena.com.br.

AXN Film Festival 2007

Estão abertas inscrições para festival de curtas metragens do canal AXN, o AXN Film Festival 2007. Os vencedores terão suas produções divulgadas em todos os países da América do Sul onde o canal é exibido. O material pode ser enviado em VHS, DVD ou mini-DV. As inscrições estarão abertas até 20 de julho de 2007. Mais informações no site axnfilmfestival.iconos.com.ve.

Cine PE – Festival do Audiovisual

Ainda dá tempo para quem quiser conferir o 11º Cine PE – Festival do Audiovisual, que acontece até domingo, no Centro de Convenções de Recife. A cerimônia de encerramento e premiação dos vencedores será transmitida, ao vivo, pelo Canal Brasil.

“A Revolução dos Bichos” no Projeto Cinema e Literatura

O Cineclube Natal, em parceria com a Livraria Bortolai, exibem, neste sábado, o longa-metragem “A Revolução dos Bichos”, do diretor John Stephenson. O filme é uma adaptação do clássico homônimo de George Orwell, o mesmo do fantástico “1984”. A entrada é gratuita, mas, os interessados devem confirmar presença pelo telefone 3201 – 2611. A Livraria Bortolai fica na Av Afonso Pena, 805, Tirol, próximo ao Banco do Brasil. A sessão inicia às 18h. Para maiores de dez anos.

Cineclube Natal exibe “Caché”

O Cineclube Natal, em parceria com o Teatro da Cultura Popular (TCP), exibem, neste domingo, do filme “Caché”, de Michael Haneke. Após receber uma fita de vídeo com imagens de sua casa, um casal (Juliette Binoche e Daniel Auteuil) tenta descobrir quem é a pessoa que os está espionando. Parábola sobre a Europa atual e suas relações com os imigrantes pobres. A exibição começa às 17h, no TCP, ao lado da Fundação José Augusto. Logo em seguida haverá debate com a platéia e sorteios de um DVD e pôsteres da Limbo Quinquilharias. Os ingressos custam R$ 2,00. Para maiores de 16 anos.


Filmes da Semana: “Hannibal – A Origem do Mal” e “Motoqueiros Selvagens”

O samurai sem honra e os rebeldes sem calças

Duas estréias do final de semana passado remetem a um retorno à juventude, embora de maneiras bem diferentes. “Hannibal – A Origem do Mal” volta à infância de Hannibal Lecter para penetrar nas raízes que criaram um dos maiores vilões da telona. Já “Motoqueiros Selvagens” nos leva em uma divertida e confusa viagem no tempo, procurando manter acesa a chama da juventude, embora os sinais da idade já se mostrem gritantes.

“Hannibal – A Origem do Mal” é um filme sombrio, que inicia na Lituânia, em plena Segunda Guerra Mundial. A família Lecter, de uma antiga linha de nobreza, sobrevive à guerra como pode, e, enquanto os alemães e os lituanos colaboracionistas tentam conter o avanço dos russos, o casal e os dois filhos, Hannibal e Misha, escondem-se em uma pequena cabana de caça.

Um confronto com os russos faz com que todos os adultos morram. Sozinhas, as duas crianças são encontradas por um bando de saqueadores lituanos, que foge tanto dos russos quanto dos próprios compatriotas a quem eles reprimiam. O isolamento do inverno e a fome os leva a assassinar Misha, o que ficaria marcado em Hannibal para sempre.

Anos depois, Hannibal é um rapaz criado em um orfanato comunista. Calado e reticente, ele reage a tudo com violência e frieza. Quando consegue por a mão em antigas cartas de sua mãe, ele foge em direção ao oeste, chegando na França, após uma longa viagem. Ele procurava o irmão de seu pai, mas, descobre que aquele morrera, e só restava a viúva, a senhora Murasaki (Gong Li).

Acolhido por ela, Hannibal tem algum sossego, mas, logo a sua natureza violenta se fará presente, ao matar friamente um peixeiro que ofendera sua protetora. Logo, os dois se vêm forçados a mudar para Paris, onde Hannibal começa a estudar na Escola de Medicina, onde se dedica a dissecar cadáveres, para prepara-los para as aulas.

Durante toda a sua vida, Hannibal vive atormentado pela lembrança da trágica morte da irmã. Com o auxílio de drogas usadas para extrair confissão de criminosos, ele consegue ter uma lembrança real do acontecido.

Iniciando sua jornada de vingança, ele retorna à Lituânia, procurando os homens que mataram Misha. O restante do filme é um jogo de gato e rato, com atos cruéis de ambos os lados, até chegar ao ponto em que a Sra. Murasaki percebe que não há mais humanidade em Hannibal. Estava criado o monstro.

Embora esse filme não tenha o clima de suspense de “O Silêncio dos Inocentes”, nem a presença primorosa de Anthony Hopkins, é uma visão interessante, um apêndice da obra sobre o famoso assassino. A escolha de Gaspard Ulliel, para o jovem Lecter, foi acertadíssima. A personagem da Sra Murasaki também dá um tom diferente à história, embora seja estranho uma japonesa ser interpretada pela chinesa Gong Li. Depois, não reclamem se a bilheteria no Japão for pequena.

O filme tenta humanizar Hannibal Lecter, dando-lhe razões para ser um vingador, e não o assassino sádico e refinado dos outros filmes. É meio difícil acreditar nisso, principalmente vendo-o brincar de samurai. Talvez seja um novo Anakin Skywalker, optando pelo Lado Negro da Força…

Se “Hannibal” transborda violência, “Motoqueiros Selvagens” vira uma grande brincadeira. A história gira em torno de quatro amigos de meia-idade, com todos os problemas e frustrações comuns aos homens da classe média americana.

Doug Madsen (Tim Allen) é um dentista complexado, a ponto de sempre se apresentar como médico. Ele ressente-se da indiferença do filho, que o considera um chato. Woody Stevens (John Travolta) é um executivo rico e carismático que parece ser um grande vencedor, mas, além de ter sido abandonado pela mulher, desmoronou os negócios e está falido. Bobby Davis (Martin Lawrence) é um encanador desempregado, dominado pela esposa, Karen (Tichina Arnold), que decidiu ficar sem trabalhar por um ano para tentar, sem sucesso, tornar-se um escritor. Dudley Frank (William H. Macy) é um solteirão que, apesar de ser um gênio da informática, tem o incrível dom de se meter em situações embaraçosas.

Por influência de Woody, que não explica a sua real situação, eles decidem fazer uma viagem de moto, em direção à Califórnia, sem programação ou celular, no melhor estilo “Easy Rider”. Empolgados, os amigos se lançam na viagem, metendo-se em confusões seguidas, que vão de queimar as barracas de dormir a enfurecer um grupo de motoqueiros da pesada, os Del Fuegos, liderados por Jack (Ray Liotta).

Ao escapar de Jack, eles chegam a uma pequena e acolhedora cidade, onde tudo parece tranqüilo e divertido. É lá que Dudley encontra Maggie (Marisa Tomei) a dona de uma lanchonete, por quem ele se apaixona, e – o mais incrível – ela também se interessa por ele (isso é Hollywood, afinal de contas).

Mas, o idílio não vai durar muito, pois logo, os Del Fuegos invadem a cidade, em busca dos quatro amigos, para resolver as contas pendentes.

O filme brinca com a crise da meia-idade e com um dos arquétipos americanos, o motoqueiro rebelde, que anda sem destino pelas rodovias ensolaradas. Não é para menos que a estrela do famoso filme “Easy Rider”, Peter Fonda, faz uma sugestiva ponta no clímax do filme. Falando-se em pontas, é bom ficar atento ao bar onde os amigos se encontram, para uma rápida aparição de Paul Sênior e Paul Junior, do reality show “American Chopper”, um popular programa sobre construção de motos.

Ninguém espere o enfoque dramático de “Beleza Americana”. Esse é um filme divertido, que mostra que não é necessário as caretas de Jim Carrey ou os gritos histéricos de Eddie Murphy para fazer a platéia dar gostosas risadas. A graça vai até os créditos finais, quando há uma outra aparição da trupe do reality show “Reconstrução Total”.

Talvez a maior mensagem deste filme sem pretensões seja lembrar que a juventude tanto reside na capacidade de rir de si mesmo, quanto, no quão jovem e livre o nosso espírito pode ser.