Claquete – 08/09/2006

Newton Ramalho – claquete@interjato.com.br

O que está em cartaz

É uma casa portuguesa, com certeza! Pelo menos, durante uma semana, o natalense pode fugir da mesmice e conferir a Mostra Portuguesa na rede Moviecom. Além disso, estréiam, nesta semana, o suspense “Serpentes a Bordo”, com Samuel L Jackson, “O Maior Amor do Mundo”, com José Wilker, e, a animação “Lucas, um Intruso no Formigueiro”. Nas continuações, tem o suspense “A Dama na Água”, de M. Night Shyamalan, a animação “A Casa-Monstro” (veja em Filme da Semana), a última participação de Bussunda no cinema, na comédia “Seus Problemas Acabaram”, com a trupe do Casseta e Planeta, “Miami Vice”, com Colin Farrel e Jamie Foxx, a comédia nacional “Trair e Coçar, é só Começar”, com Adriana Esteves e grande elenco, Johnny Depp e John Malkovich escandalizam em “O Libertino” (só no Moviecom), a comédia “Click”, com Adam Sandler e Kate Beckinsale, e, o drama “Zuzu Angel”, com Patrícia Pillar e Daniel de Oliveira.

Estréia 1: “Serpentes a Bordo”

Sean Jones (Nathan Phillips) é um adolescente que presenciou uma brutal execução ligada ao crime organizado, sendo a testemunha-chave para o que a mídia considera que será o julgamento do século. Ele é encaminhado ao tribunal pelo agente do FBI Nelville Flynn (Samuel L. Jackson), que o leva de avião até Los Angeles. Entretanto, o que eles não sabem é que a máfia contratou Yakama, um assassino profissional, para impedir que Sean chegue ao seu destino. Para atingir seu objetivo, ele coloca centenas de serpentes venenosas dentro do avião, o que logo faz com que tripulação e passageiros entrem em pânico. A direção é de David R. Ellis (“Premonição 2”). “Serpentes a Bordo” estréia, nesta sexta-feira, no Cine 4 do Moviecom, e, na Sala 6 do Cinemark. Para maiores de 14 anos.

Estréia 2: “O Maior Amor do Mundo”

Antônio (José Wilker) é um famoso astrofísico brasileiro, que ensina em uma universidade americana. Pouco antes de retornar ao Brasil, onde receberá uma homenagem do governo, Antônio recebe a notícia de que sofre de um tumor fatal no cérebro. Já no Rio de Janeiro, ele descobre a verdadeira identidade de seus pais biológicos, e, a surpreendente história de amor entre eles, o que faz com que entre em uma jornada pessoal pela cidade. Dirigido por Cacá Diegues (“Deus é Brasileiro” e “Orfeu”), o filme conta com um elenco repleto de personalidades famosas no Brasil, como José Wilker, Taís Araújo, Deborah Evelyn, Marco Ricca, Léa Garcia, Hugo Carvana, Stepan Nercessian, entre outros. “O Maior Amor do Mundo” estréia, nesta sexta-feira, no Cine 6 do Moviecom, e, na Sala 5 do Cinemark. Para maiores de 16 anos.

Estréia 3: “Lucas, um Intruso no Formigueiro”

“Lucas, um Intruso no Formigueiro” é dirigido por John Davis, que traz no currículo a direção de “Jimmy Neutron – O Menino Gênio”. A história é baseada no livro homônimo, escrito e ilustrado por John Nickle, sobre um garoto do estilo valentão, que gosta de usar sua arma de água para destruir formigueiros. Um dia, ele é reduzido ao tamanho de uma formiga, e, obrigado a executar trabalhos forçados dentro da “comunidade”. Ao lado de suas novas companheiras, ele vai descobrir o real valor da amizade, e, do trabalho em grupo, quando sua nova casa é atacada por vespas. Estréia, nesta sexta-feira, no Cine 3 do Moviecom, e, na Sala 1 do Cinemark. Censura livre. Atenção: cópia dublada.

“Casanova e a Revolução”, em DVD

“Casanova e a Revolução” é um dos melhores filmes sobre a Revolução Francesa, do genial cineasta Ettore Scola (“Cinema Paradiso”). França, 1791. Nicolas Edmé Restif de la Bretonne (Jean-Louis Barrault), o controverso escritor e editor, vê a condessa Sophie de la Borde (Hanna Schygulla), a dama de companhia de Marie-Antoinette (Eléonore Hirt), deixar Paris secretamente. Ele conclui que o rei Luís XVI (Michel Piccoli) e sua família já tinham deixado a capital. Determinado em satisfazer sua curiosidade e testemunhar o maior evento histórico de sua vida, o escritor parte em perseguição à condessa, pois assim achará o rei. No caminho, conhece um idoso cortesão, ninguém menos que Casanova (Marcello Mastroianni), o mestre da sedução, que guarda seu encanto ainda, apesar de ter 66 anos. Por um acaso do destino, eles encontram Sophie e Thomas Paine (Harvey Keitel), um ativista político americano. Como o cocheiro faz seu trajeto através da cidade de Metz, os viajantes descobrem que eles estão seguindo a mesma rota de outro cocheiro, que leva à família real. O disco traz formato de tela widescreen anamórfico e som Dolby Digital 2.0. Nos extras, “Vida e Obra de Ettore Scola”, Galeria de Imagens e Final Alternativo.

Moviecom exibe Mostra Portuguesa

A rede Moviecom estará exibindo, de hoje até a próxima quinta-feira, Mostra Portuguesa de Cinema. A mostra abre com “Uma Vida Normal”, do diretor Joaquim Leitão; dia 09 é a vez de “Aqui D’El Rei!”; dia 10, “Jaime”; dia 11, “Os Imortais”; dia 12, “O Lugar do Morto”; dia 13, “Oxalá”, e, no dia 14, “Perdido Por Cem…”, todos de António Pedro Vasconcelos. Os filmes serão exibidos no Cine 1 do Moviecom, em sessões a partir de 16h, com preço promocional de R$ 3,00.

Cineclube Natal exibe “Metrópolis”

O Cineclube Natal, no próximo domingo, dia 10, exibirá o filme “Metrópolis”, do diretor alemão Fritz Lang. O filme, muito cultuado, é de 1926, mostrando uma sociedade do futuro, onde uma elite dominante escraviza uma grande massa de operários. “Metrópolis” é um filme referência. Seus conceitos visuais serviram de base para toda a produção de filmes de ficção científica que viria depois. Também será apresentado o curta-metragen “Onde São Paulo Acaba”, de Andréa Seligmann. A sessão começa às 19h, no Teatro de Cultura Popular (TCP), ao lado da Fundação José Augusto. Após os filmes, haverá debate com a platéia e sorteio de um DVD. Os ingressos custam R$ 2,00. Para maiores de 14 anos.

Filme da Semana: “A Casa-Monstro”

Um dia, a casa cai…

Uma animação para crianças, um caso de possessão de um objeto, uma história de amor. Não, não estou falando de três filmes diferentes, mas, de um só, o desenho animado “A Casa-Monstro”, dirigido pelo estreante Gil Kenan, e, produzido por Steven Spielberg e Robert Zemeckis.

A história começa com uma sensação de deja vu, pois vários filmes de adolescentes mostram garotos curiosos que ficam espiando os vizinhos, jurando que acontecem coisas estranhas, e, obviamente, ninguém acredita no que dizem.

Assim é a vida de DJ Walters, um garotinho de 12 anos, no limbo entre a infância e adolescência, que dedica suas horas de folga a xeretar a vida do senhor Nebbercracker, um estranho ancião extremamente ranzinza, que não deixa ninguém aproximar-se de sua casa.

Um dia, quando o melhor amigo de DJ, Chowder, vem mostrar a sua nova bola de basquete, eles tem que enfrentar o velho ranzinza, pois a bola cai no gramado. Quando tentam recupera-la, o velho sofre um enfarte, e, os garotos pensam que causaram a sua morte.

O pior é que os acontecimentos estranhos continuam, cada vez piores. Além da bola de Chowder, uma garotinha, Jenny, tem o seu carrinho de chocolates engolido pela casa, e, só com a ajuda de DJ ela consegue evitar de ser, também, devorada.

Com o auxílio de um maluco entregador de pizzas, fanático por videogame, eles chegam à conclusão de que precisam invadir a casa e apagar o coração – a lareira – para que a casa pare suas atividades estranhas. Dentro da casa, os perigos se sucedem a cada minuto, e, só com a esperteza de Jenny eles conseguem sair de lá.

Quando menos esperam, os garotos dão de cara com Nebbercraker, que, conta a verdadeira história da casa, e, do mistério que a assombra, há anos. Mas, a casa assume vida própria, e, literalmente, sai pelas ruas, perseguindo as crianças e o velho.

Um canteiro de obras será a arena final para o embate de DJ e a casa-monstro, sendo o prêmio a própria vida e de todas as crianças da cidade…

É curioso que um filme sem o preciosismo de “Carros”, ou, o humor dos bichinhos de “Os Sem-Floresta” tenha tido uma aceitação tão boa, pela crítica e pelo público. O que diferencia “A Casa-Monstro” dos demais filmes é a utilização de um roteiro bem amarrado, uma história interessante, que junta sobrenatural, romance e aventuras infantis sem assustar as crianças, e, sem encher o saco dos pais.

A técnica de animação deste filme foi a mesma utilizada em “Expresso Polar”, que usa os movimentos criados por atores reais. O resultado, contudo, ficou mais natural do que naquele filme.

“A Casa-Monstro” é um programa interessante para unir pais e filhos, trazendo alguma profundidade nos temas infantis, que, em geral, mostram-se enfadonhos e repetitivos, dando mais ênfase para a perfeição dos desenhos. Confiram.